MISÉRIA: Um país de pouco ricos e muitos pobres, um hiato que políticos não demonstram capacidade de resolver

MISÉRIA: Um país de pouco ricos e muitos pobres, um hiato que políticos não demonstram capacidade de resolver

A pobreza no Brasil é um problema que atinge, atualmente, cerca de 30 milhões de pessoas. Beirando um alto índice, o número alcança os 15% da população brasileira, tendo uma concentração maior nos estados da região norte e nordeste.

Os 10% mais ricos de regiões metropolitanas brasileiras ganhavam, em média 31,2 vezes mais que os 40% mais pobres no último trimestre de 2022, de acordo com o boletim Desigualdade nas Metrópoles, divulgado nesta quinta-feira (13).

Segundo o levantamento, essa taxa cresceu ao longo de todo o ano de 2022, depois de cair durante 2021. O estudo leva em consideração três grupos de renda: os 10% mais ricos, os 50% intermediários e os 40% mais pobres.

Apesar de muitos dos problemas terem sido contornados, a pobreza no Brasil ainda revela no cotidiano as disparidades regionais. Os anos de concentração política no sul e no sudeste beneficiaram as regiões, acentuando índices de pobreza maiores em estados do norte e nordeste. Maranhão, Piauí e Alagoas estão entre os que possuem maior número de pessoas na faixa de pobreza extrema do Brasil.

Da Editoria/todoestudo/Imagem: Arquivo

 

Por Ultima Hora em 14/04/2023
Publicidade
Aguarde..