Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Nesta terça-feira (8), a nova praça de pedágio da Concer, localizada três quilômetros adiante da antiga, no sentido Petrópolis, foi inaugurada na BR-040, em Xerém. A solenidade de anúncio, realizada na última sexta-feira (4), contou com a presença do governador Luiz Fernando Pezão, do vice-presidente da Comissão de Transportes da Câmara dos Deputados, deputado Washington Reis, do diretor-geral da ANTT Jorge Luiz Macedo Bastos, do presidente da Concer Pedro Johnson, além do vice-prefeito Laury Villar, vereadores e lideranças comunitárias.
Com a mudança, os moradores de Xerém estarão isentos do pagamento do pedágio para o centro do município ou ao Rio de Janeiro. No entanto, continuarão desembolsando R$ 8 para deslocar-se para Petrópolis.
Durante o evento, Johnson falou sobre as obras da nova subida da Serra de Petrópolis, destacando que as escavações na área de desemboque já alcançam 100 metros de galerias, cuja extensão local chega a cerca de 4.600 metros. Além disso, o local receberá um viaduto/passarela que integram o novo acesso a Xerém e um destacamento da Polícia Militar.
A duplicação do trecho da Serra de Petrópolis deve ser concluída em três anos, com a implantação de 28 novas obras de artes especiais, entre pontes e viadutos, além de sete alargamentos de estruturas já existentes. O projeto prevê ainda acesso da rodovia a Petrópolis pelo Quitandinha e a ligação Bingen-Quitandinha.
O vice-prefeito Laury Villar considerou a mudança uma "reparação" ao fim da cobrança de pedágio para os moradores da região. "A população paga pedágio há quase 20 anos. Isso é um absurdo, nunca deveria ter acontecido, acabou comprometendo a economia da região", afirmou.
Apesar da isenção para o centro de Duque de Caxias, alguns moradores ainda se queixam da necessidade de pagar R$ 8 para subir para Petrópolis, como relatou o comerciante informal Lucio Soares, de 59 anos, que trabalha há 24 na subida da serra.
#Xerém #BR040 #Pedágio #Concer #DuquedeCaxias #Petrópolis
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!