Movimento Negro do Brasil Atônito com o Caso Silvio Almeida

Presidente Lula com ministro Silvio Almeida e Ministra Anielle Franco

Movimento Negro do Brasil Atônito com o Caso Silvio Almeida

Uma verdadeira bomba recaiu sobre Brasília, com a denúncia de assédio sexual, que supostamente tem o ministro dos direitos humanos Silvio Almeida como acusado, inclusive, com a possibilidade de assédio a também ministra da igualdade racial Anielle Franco.

O silêncio da ministra Anielle, tem dado margem a muitos contextos e a possibilidade de saída de ambos, por conta do desgastes político que esse caso impõe a gestão Lula são enormes.

Presidente Lula com ministro Silvio Almeida e Ministra Anielle Franco

Silvio, uma figura muito importante, cara , querida , dentro do movimento negro brasileiro, um acadêmico jovem e respeitado , de caráter ilibado , com uma vida de lutas e contribuições progressistas, não só a causa anti racista, como outras importantes causas sociais , tem recebido manifestações de carinho , mas estas também não desacreditam possíveis vítimas . É um caso complexo , que envolvem figuras importantes do ponto de visto do contexto político social dentro do Governo Federal.

Presidente Lula e Martvs das Chagas atual diretor da EMGEA e Secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT

O carinho e respeito que as pessoas nutrem ao ministro Silvio, não significa descrito e mais violência a possíveis vítimas , mulheres negras e a também ministra Anielle Franco . Que as investigações comecem e que se coloque a verdade, porque são pessoas muito queridas e importantes para a atual gestão central.

O ministro Silvio, tem nomes de peso da sociedade civil brasileira como pessoas próximas , dentre eles Frei David da Educafro , artistas , até então da própria família da ministra Anielle Franco, já que é o ministro do caso do bárbaro assassinato da sua irmã , a Vereadora da Cidade do Rio de Janeiro Marielle Franco , caso que chocou e comoveu pessoas no Brasil e no mundo todo.

No Congresso nomes já começam a circular , havendo a possibilidade de troca , para evitar maiores desgastes as figuras e ao presidente Lula e seu governo , já que é o próprio presidente da república o padrinho político e avalista dos dois ministros, sendo a primeira dama Janja Lula da Silva a “ madrinha política de Anielle Franco.

Anielle chegou na esplanada , vencendo uma luta interna que tinha nomes como Nilma Lino, Matilde Ribeiro, ex ministras da igualdade racial de Dilma e Lula , sendo Matilde a criadora da SEPPIR - PR , junto do nome que era tido como o mais forte , Martvs das Chagas, Secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT e coordenador de campanha do presidente Lula.

Seu nome praticamente unânime dentro do movimento negro foi preterido, por vontade da primeira dama , que impôs o nome da atual ministra, que ela queria na esplanada , primeiro como ministra das mulheres, mas não tinha apoio das mulheres e das instituições de gênero, não era um nome de consenso , acabou ocupando a SEPPIR, indeferindo o nome de Martvs que era o nome do Movimento Negro Brasileiro, sendo ele um quadro do movimento negro brasileiro.

A época outro nome muito falado para a SEPPIR - PR , foi do ex ministro de Lula , Elói Ferreira de Araújo, também ex presidente da Fundação Cultural Palmares na gestão da Presidenta Dilma Rousseff. 

Elói uma figura querida , amigo do Presidente Lula , ambos tem o PT e o Vasco como paixões , a causa anti racista e entraram para a história assinando o “ Estatutou da Igualdade Racial “ , a Lei Federal 12.288 de 20 de Julho de 2010 “ um marco na luta por igualdade de oportunidades, um arcabouço legal vigoroso para a luta anti racista brasileira, constantemente celebrado como um marco no combate ao racismo no Brasil e foi muito atuante na campanha do presidente no Rio de Janeiro, ajudando no encontro com artistas , junto ao movimento negro e na articulação política com quadros das diversas forças, tendo muito carinho e reconhecimento do presidente Lula.

“Ex Ministro Elói Ferreira de Araújo, Presidente Lula , Teresa Cristina, Antônio Pitanga , Martinho da Vila ( anfitrião do encontro) , Gabi Amarantos e o mestre Paulinho da Viola , em encontro na época da campanha, com artistas em apoio ao presidente Lula“

Elói conta com o carinho de muita gente no PT, como da ex presidenta da república Dilma Rousseff, atual presidente do Banco dos BRICS , da presidente do PT nacional e deputada Federal Gleisi Hoffman , do vice presidente do PT nacional e a tua também deputado federal Washington Quaquá Siqueira , o ministro Alexandre Padilha , o presidente do BNDES Aloísio Mercadante , do(a)s deputado(a)s Lindbergh Farias , Benedita da Silva , do secretário nacional de assuntos federativos André Ceciliano, do atual ministro do Supremo Flávio Dino , do ex chanceler Celso Amorim , Senador Paulo Paim e até do atual líder da bancada de deputados federais fluminense Aureo Ribeiro, outro que tem estado muito próximo do presidente Lula.

Não faltam nomes de qualidade , com contribuições e envergadura política para eventuais substituições, sendo a politica no planalto dinâmica e sempre na ordem do dia , já que 2026 está na porta e o Presidente Lula deve ser candidato para a gestão final da sua história como o maior presidente da história do Brasil e uma das figuras politicas mais importantes da história mundial.

Que esse caso seja logo solucionado , e que as pessoas envolvidas possam seguir suas trajetórias em paz , havendo punição, provando - se atitudes não compatíveis com o bom comportamento de gestore(a)s públicas.

Que a sabedoria do presidente Lula o guie na escolha da manutenção dessas pessoas , não havendo injustiças, ou que sejam trocas com quadros políticos que possibilitem a aplicação das políticas públicas, chegando principalmente ao povo que mais precisa.

Vamos acompanhar esse caso .

Por Ultima Hora em 06/09/2024
Publicidade
Aguarde..