MP Eleitoral  pede impugnação da candidatura de Joa para a Prefeitura de Três Rios

Promotor baseia seu parecer em decisão do Tribunal de Contas do Estado, que rejeitou as contas do atual prefeito quando ele era presidente da Câmara Municipal

MP Eleitoral  pede impugnação da candidatura de Joa para a Prefeitura de Três Rios

O Ministério Público Eleitoral  pediu a impugnação da candidatura à reeleição do  atual prefeito de Três Rios, Joacir Barbaglio (Republicanos), o Joa, neste domingo (25). A solicitação, feita pelo promotor Vinicius Ribeiro, é baseada em decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que identificou irregularidades na prestação de contas quando Joa foi presidente da Câmara Municipal, em 2013. O fato o torna inelegível, de acordo com o órgão. 


Segundo destacou o promotor da 174ª Promotoria Eleitoral de Três Rios em suas alegações finais, Joa era ordenador de despesas, devendo, portanto, ser reconhecida a inelegibilidade, segundo jurisprudência eleitoral. As acusações são de recebimento de subsídios acima do limite legal fixado pela Constituição Federal e de irregularidades em gastos com a contratação de uma empresa para realizar cursos de capacitação para vereadores.


A defesa de Joa alega que tem uma decisão judicial favorável suspendendo o relatório do TCE, que data de 2015, mas o MPE não aceitou os argumentos e manteve o pedido de impugnação da candidatura do atual prefeito. 


Os advogados de Joa ainda tentaram alegar litigância de má-fé por parte do impugnante, mas o MPE rejeitou essa alegação, afirmando que o candidato não apresentou todos os documentos exigidos pela legislação eleitoral. Diante do parecer da 174ª Promotoria Eleitoral de Três Rios, a candidatura de Joa à Prefeitura de Três Rios está prestes a ser indeferida por enquadrar-se na Lei da Inelegibilidade.

Por Ultima Hora em 26/08/2024
Publicidade
Aguarde..