Nicolás Maduro lança ofensiva contra Sistemas Eleitorais do Brasil, EUA e Colômbia

Maduro Questiona Lisura das Eleições Brasileiras e Ataca Sistema Eleitoral

Nicolás Maduro lança ofensiva contra Sistemas Eleitorais do Brasil, EUA e Colômbia

Ditador venezuelano alega que "não auditam um único boletim de urna" e cita outros países

Em mais um ataque à democracia, o ditador venezuelano Nicolás Maduro colocou em xeque a integridade do sistema eleitoral brasileiro. Em recente declaração, Maduro afirmou que no Brasil "não auditam um único boletim de urna", referindo-se às atas eleitorais, equivalentes aos boletins impressos ao final da votação.

Como diria o saudoso Ulysses Guimarães, "A democracia é o regime em que a vontade da maioria é respeitada, mas os direitos da minoria são preservados". E é justamente esse princípio que Maduro tenta minar com suas acusações infundadas.

Não satisfeito em atacar o Brasil, o líder venezuelano também direcionou suas críticas aos sistemas eleitorais dos Estados Unidos e da Colômbia. Uma tentativa clara de deslegitimar o processo democrático nesses países e desviar a atenção das graves violações de direitos humanos cometidas em seu próprio território.

Mas as alegações de Maduro não encontram respaldo na realidade. O sistema eleitoral brasileiro é reconhecido internacionalmente por sua eficiência e segurança. As urnas eletrônicas passam por rigorosos testes de integridade e são auditadas antes, durante e após as eleições. Além disso, os boletins de urna são impressos e disponibilizados para conferência de qualquer cidadão.

Como bem pontuou o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, "Sem confiança nas instituições e nos processos eleitorais, não há democracia que se sustente". E é justamente essa confiança que Maduro tenta abalar com suas declarações irresponsáveis.

Diante desse cenário, é fundamental que as autoridades brasileiras reafirmem a lisura do nosso sistema eleitoral e repudiem veementemente as acusações infundadas de Maduro. Afinal, como disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, "A democracia é um bem precioso, que precisa ser defendido todos os dias".

#NicolásMaduro #SistemaEleitoral #DemocraciaBrasileira #UrnasEletrônicas #Eleições #Venezuela #Brasil #EUA #Colômbia #Ditadura

 

Por Ultima Hora em 24/07/2024
Publicidade
Aguarde..