Niterói começa a vacinar idosos com 70 anos ou mais com a Pfizer Bivalente

A imunização também está disponível para pessoas imunossuprimidas com idade de 30 anos ou mais

Niterói começa a vacinar idosos com 70 anos ou mais com a Pfizer Bivalente

A Prefeitura de Niterói iniciou, nesta quinta-feira (2), a vacinação para idosos com 70 anos ou mais com a Pfizer Bivalente, um imunizante atualizado contra a Covid-19. A vacinação também contempla pessoas com idade igual ou superior a 30 anos do grupo de imunossuprimidos. O imunizante contém cepas atualizadas e protege também contra as variantes do coronavírus, como a Ômicron.  A vacinação segue calendário por idade e, nesta sexta-feira (3), chega a qualquer pessoa com 12 anos ou mais com doenças imunossupressoras e, a partir de segunda-feira (6), alcança todos os idosos a partir de 60 anos.

O ex-prefeito e atual secretário Executivo de Niterói, Rodrigo Neves, esteve na Policlínica do Barreto acompanhando sua mãe, dona Luiza Neves Barreto, de 79 anos, durante a vacinação.

“Começou na segunda-feira a vacinação para os idosos com a vacina bivalente, que é prioridade, neste primeiro momento. Vacinar é um ato de amor. A vacina da Pfizer protege contra todas as variantes da Covid-19 e ajuda na proteção do idoso para que ele não tenha nenhuma complicação caso venha a ter a doença. É muito importante que você leve sua mãe, seu pai e seu avô para os postos de saúde da cidade. Milhares de idosos se vacinaram nesses dias”, reforçou Rodrigo Neves que também agradeceu o empenho dos profissionais de saúde durante todo o período da pandemia.

Nesta fase também serão vacinadas as pessoas vivendo em Instituição de Longa Permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, a partir de 12 anos. Para receber a dose da vacina é necessário apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante das doses anteriores. Para crianças e adolescentes é necessário a presença do responsável legal. Para se vacinar com a dose bivalente, é preciso ter, pelo menos, duas doses anteriores contra Covid-19. É preciso respeitar o intervalo mínimo de quatro meses de intervalo entre uma dose e outra.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, contou que vai ampliar a faixa etária à medida que mais imunizantes forem entregues ao município.

“Nesses primeiros dias foram quase 5 mil idosos vacinados. É muito simples, todas as unidades estão dispostas com um computador com internet para que quando a pessoa vacine, os profissionais de saúde, já lancem no sistema de vacinação do Ministério de Saúde para que a pessoa tenha a carteirinha digital no próprio dia. A tecnologia ajuda a gente a ter o controle dessa vacinação. Venham vacinar, a vacina protege e traz saúde. À medida que recebermos mais vacinas da Secretaria de Estado, vamos ampliar a faixa etária”, destacou Anamaria.

Ex-professora do município e ex-diretora de escolas públicas na Região Norte, Luiza Neves Barreto, mãe do secretário Rodrigo Neves, deu o exemplo ao se vacinar.

“A aplicadora foi ótima. Acho muito importante a vacinação. Estava ansiosa para tomar essa. Vale a pena. O SUS está aí, faz um trabalho lindo de proteger a população. Viva o SUS”, disse dona Luiza.

Além do ex-prefeito e atual secretário Executivo, estiveram presentes o vice-prefeito, Paulo Bagueira, a secretária de Saúde, Anamaria Schneider, e a vice-presidente da Atenção Básica de Saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, para reforçar a importância do ato de se vacinar.

Imunossuprimidos – Neste grupo estão contempladas pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; vivendo com HIV (PVHIV); com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses 120 mg/dia por 14 dias no caso de adultos ou, em crianças, doses de 2 mg/Kg/dia por mais de 14 dias até 10 Kg; pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; pessoas com erros inatos de imunidade (imunodeficiências primárias); com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizam tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e pessoas com neoplasias hematológicas.

Orientação para pessoas acamadas – A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que, para solicitar o cadastro de vacina para acamados (de quem ainda não o possui), é necessário enviar um e-mail para covid19.acamadosniteroi@gmail.com. No dia da visita deve-se apresentar comprovantes de 1ª e 2ª doses; documentação com foto e CPF; e laudo ou declaração médica justificando a necessidade da vacinação na residência.

Outras doses – Niterói continua com a aplicação da segunda dose de reforço de pessoas com 18 anos ou mais. A terceira dose é destinada para adolescentes de 12 a 17 anos, com intervalo de quatro meses da segunda dose. O município ainda mantém vacinas para aplicação da primeira e segunda doses em crianças entre 5 a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas a partir de 18 anos. Também estão sendo imunizadas as crianças com idade entre 6 meses e 2 anos com algum tipo de comorbidade, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e Secretaria do Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

Calendário da dose bivalente:

Idosos:
A partir de 28/02- pessoas com 80 anos ou mais
A partir de 01/03- pessoas com 75 anos ou mais
A partir de 02/03- pessoas com 70 anos ou mais
A partir de 06/03- pessoas com 60 anos ou mais

Imunossuprimidos:
A partir de 28/02- pessoas com 50 anos ou mais
A partir de 01/03- pessoas com 40 anos ou mais
A partir de 02/03- pessoas com 30 anos ou mais
A partir de 03/03- pessoas com 12 anos ou mais

Outros grupos:
A partir de 27/02- pessoas vivendo em instituição de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, a partir de 12 anos.
A partir de 20/03 – gestantes e puérperas
A partir de 17/04- Trabalhadores de Saúde; Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos); População Privada de Liberdade (a partir de 18 anos): Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); Funcionários do sistema de privação de liberdade

Locais de vacinação com a imunização bivalente:
Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
Policlínica Regional do Fonseca Dr Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca
Policlínica Regional do Largo da Batalha – Rua Ver. Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha
Unidade Básica da Engenhoca – Rua Cel Guimarães, 724, Engenhoca.
Novo Ponto em Jurujuba – Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº – Jurujuba (em frente ao Colégio Estadual Fernando Magalhães)

Vacina para bebês – O esquema primário de vacinação para crianças de seis meses a dois anos será composto por três doses: duas iniciais com intervalo de 4 semanas, seguidas por uma terceira após, no mínimo, 8 semanas. As doses para esse público-alvo são aplicadas em quatro unidades de diferentes regiões da cidade, por conta do número reduzido de vacinas recebidas pelo Ministério da Saúde. São elas a Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, em São Lourenço; Policlínica Regional Sérgio Arouca, no Vital Brazil; a Policlínica Regional da Engenhoca e a Policlínica Regional de Itaipu.

Locais de vacinação para crianças de 6 meses a dois anos:
Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu.
 

Locais de vacinação para os outros públicos-alvo:
Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
Policlínica Regional do Fonseca Dr Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca
Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu
Policlínica Regional do Largo da Batalha – Rua Ver. Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha
Novo Ponto em Jurujuba – Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº – Jurujuba (em frente ao Colégio Estadual Fernando Magalhães)

Unidades Básicas de Saúde (UBS): Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca.

Médico de Família da Grota I, Grota II, Ilha da Conceição, Leopoldina, Teixeira de Freitas, Vila Ipiranga, Jurujuba, Várzea das Moças, Alarico, Atalaia, Cafubá I, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Coronel Leôncio, Jonathas Botelho, Maceió, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Boa Vista, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso Jardim, Viradouro, Badu, Vital Brazil, Jacaré e Engenho do Mato.

Agendamento – A vacinação pode ser agendada pelo aplicativo Colab. Para realizar o agendamento, basta baixar o aplicativo Colab que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS) e realizar o passo a passo de cadastro. O aplicativo também oferece a opção de remarcar a data e horário da vacinação, caso a pessoa não consiga comparecer no dia agendado. Para receber a imunização é necessário estar dentro do público-alvo e da idade, seguindo o calendário, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Imunização.

 

Crédito: Alex Ramos

 

Por Ultima Hora em 02/03/2023
Publicidade
Aguarde..