Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Brasília, 4 de fevereiro de 2025 – No dia 5 de fevereiro, celebra-se o Dia do Dermatologista, profissional essencial não apenas para a estética, mas para a saúde integral da população. A pele, maior órgão do corpo humano, reflete sinais internos que podem indicar desde deficiências nutricionais até doenças graves, como o câncer de pele. A Dra. Letícia Oba, médica dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seção DF, fala sobre o papel do dermatologista na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas condições.
A prevenção é o melhor caminho, apesar de muitas pessoas só procuram o dermatologista quando apresentam algum sintoma. Para a Dra. Letícia, não existe uma frequência única ideal, pois isso depende de vários fatores, porém as consultas devem ser feitas ao menor sintoma possível, mesmo que parece inofensivo “as pessoas deveriam consultar um dermatologista para exames preventivos, especialmente se houver histórico familiar de câncer de pele ou outras condições dermatológicas. Não existe uma frequência única ideal, pois depende de fatores como a idade, histórico familiar e tipo de pele. No entanto, uma visita a cada ano ou dois, especialmente após os 35 anos, é uma boa prática para pessoas com pele clara e história familiar de câncer de pele. Pessoas com pele mais escura também se beneficiam de consultas periódicas, ainda que o risco de alguns tipos de câncer de pele seja menor,” afirma a Dra. Letícia.
Outro ponto importante é que algumas doenças de pele têm se tornado comuns devido a fatores ambientais, socioeconômicos e hábitos modernos. De acordo com a dermatologista, além desses fatores, os avanços tecnológicos para os diagnósticos podem estar contribuindo para esse aumento. “Os casos mais comuns nos consultórios dermatológicos incluem acne, dermatites, queda de cabelo, micoses, câncer de pele, rosácea e psoríase. Estudos mostram um aumento na prevalência de diversas condições nos últimos anos. A acne, por exemplo, cresceu globalmente entre adolescentes e jovens adultos, com um aumento médio anual de 0,43%. A dermatite atópica também teve crescimento significativo, como evidenciado por estudos na Coreia do Sul e nos Estados Unidos. Além disso, a incidência de melanoma aumentou, embora a mortalidade tenha se mantido estável,” afirma.
A Dra. Letícia também enfatiza os cuidados básicos com a pele para prevenir doenças como o câncer de pele:
* Utilize protetor solar diariamente, com fator de proteção (FPS) no mínimo 30;
* Evite exposição solar entre 10h e 16h, quando a radiação UV é mais intensa;
* Em caso de exposição prolongada, o uso de roupas de proteção como camisas de manga comprida, chapéus de aba larga e óculos de sol com proteção UV ajudam a proteger a pele;
* Fique atento aos sinais: Manchas, pintas ou lesões que mudam de cor, tamanho ou forma podem ser sinais de câncer de pele;
- Consulte um dermatologista regularmente. O dermatologista é o médico especialista em pele e pode te dar orientações personalizadas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele.
A dermatologia além do que se imagina
Muitos desconhecem que os dermatologistas também lidam com condições graves que vão muito além da estética, como infecções cutâneas graves e reações adversas a medicamentos. Além disso, a pele pode revelar distúrbios internos. "Doenças hepáticas, problemas na tireoide e até transtornos psiquiátricos podem se manifestar por meio da pele. O diagnóstico correto pode evitar complicações futuras", explica.
Skincare: ciência e não moda
O crescimento das redes sociais trouxe uma popularização do skincare, mas nem sempre com informações seguras. "Cada pele tem necessidades específicas, e o uso inadequado de produtos pode causar alergias, acne e até desencadear doenças como vitiligo. O ideal é sempre buscar orientação médica para um skincare de precisão, que traga resultados reais e seguros", recomenda a Dra. Letícia.
Medicamentos manipulados
Um dos maiores aliados para os dermatologistas é a farmácia magistral, oferecendo um tratamento personalizado para cada paciente. “A farmácia magistral desempenha um papel fundamental no trabalho do dermatologista, permitindo a personalização dos tratamentos para atender às necessidades específicas de cada paciente. Produtos como cremes hidratantes, séruns, máscaras faciais e tônicos podem ser manipulados com ingredientes como ácido hialurônico, vitaminas, antioxidantes e ativos específicos para tratar acne, manchas, rugas e flacidez, garantindo melhores resultados para a pele”, afirma a médica.
A dermatologia também desempenha um papel fundamental na autoestima e bem-estar dos pacientes. "A pele é o nosso cartão de visitas e influencia diretamente na forma como nos sentimos. Hoje, temos tratamentos eficazes que ajudam a recuperar a confiança dos pacientes, seja no combate à acne, na revitalização da pele ou na correção de marcas do tempo", conclui a especialista.
No Dia do Dermatologista, mais do que celebrar essa especialidade, reforçamos a importância dos cuidados com a pele como um investimento na saúde e qualidade de vida. Afinal, uma pele saudável reflete um corpo equilibrado e bem cuidado.
Sobre a Farmacotécnica - Prestes a completar 50 anos, a Farmacotécnica é a primeira farmácia de manipulação do Distrito Federal e uma das primeiras no Brasil. Se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos, oferecendo soluções personalizadas e eficazes para a saúde e bem-estar de seus clientes. Com um compromisso contínuo com a pesquisa e desenvolvimento, a rede brasiliense, com sete lojas no DF, busca sempre oferecer o que há de mais moderno e eficiente no mercado farmacêutico.
ASSESSORIA DE IMPRENSA – FARMACOTÉCNICA
Proativa Comunicação
Contatos: Flávio Resende (61) 99216-9188 / Aline Ramos (61) 99846-4120 / Andressa Gonçalves (61) 986298495
proativa@proativacomunicacao.com.br/ assessoria@proativacomunicacao.com.br
Twitter (X) /Facebook/Instagram: @ProativaC
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!