Norte-americana viraliza no TikTok ao mostrar inchaço da boca semelhante ao bico de pato após preenchimento labial

Os vídeos de Emma no TikTok tiveram mais de 5,4 milhões views e com milhares de comentários

Norte-americana viraliza no TikTok ao mostrar inchaço da boca semelhante ao bico de pato após preenchimento labial

O jornal britânico Daily Mail publicou uma matéria de uma mulher norte-americana que realizou o procedimento de ácido hialurônico nos lábios e o inchaço foi tão grande que segundo o tabloide britânico a paciente ficou “parecendo ter um bico de pato”.

Segundo Daily Mail, Emma ??de Kentucky, nos Estados Unidos, disse que sempre quis fazer preenchimento labial e encontrou uma clínica que fazia pela metade do preço. No entanto, horas depois de receber as injeções, seus lábios ficaram extremamente inchados e ela compartilhou as imagens cômicas de seu rosto explodido em um vídeo viral do TikTok . Emma, ??contou sobre sua experiência 'traumática' depois de ter uma reação alérgica ao preenchimento labial que, segundo ela, a deixou parecendo um pato e incapaz de falar. 

Conversamos com especialistas para explicar o que possivelmente pode ter acontecido.

Segundo a médica especialista em harmonização facial e Oculoplástica Luiza Paulo Filho, é comum o uso de preenchedor de ácido hialurônico nos lábios, sendo um dos procedimentos estéticos mais buscados pelas mulheres. Isso se dá porque lábios carnudos e de contornos definidos conferem uma imagem mais jovial, enquanto que lábios mais finos e desidratados são característicos de mulheres mais idosas.

“Este é um procedimento que realizo em meu consultório com anestesia intra-oral, o que deixa as pacientes muito confortáveis e sem dor ao longo da aplicação. Nos casos em que a anestesia é feita por dentro da boca, a paciente fica com dificuldade de falar, mas este efeito é temporário. É a mesma anestesia feita quando se retira um dente no dentista” explica Luiza Paulo Filho.

O material adequado para aplicação nos lábios é o ácido hialurônico, ainda assim é comum e esperado que a boca fique levemente inchada em razão da manipulação desta mucosa nos primeiros dias, longe de ser algo parecido com o inchaço que a norte-americana Emma apresentou.

Segundo Eduardo Teixeira, cirurgião plástico, membro da Associação Brasileira de Implantes Líquidos, Professor Titular do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada da UNIRIO e Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica” É sempre difícil falar sem sabermos todos os detalhes. Em princípio, preenchimentos em lábios sempre podem causar edema, e casos como este não são raros. É claro que o edema desta paciente foi além do normal, mas regrediu normalmente dentro do prazo esperado. Não sabemos qual foi a quantidade do produto, e embora a notícia fale em uma marca específica, existem ácidos hialurônicos de outros laboratórios, com densidades diferentes e até valores bem mais baixos. Um produto de qualidade inferior, ou de densidade inadequada para os lábios, podem ajudar a explicar o edema acima do normal. E parece ter havido um componente alérgico, que não é comum, mas pode acontecer com o ácido hialurônico, uma vez que não é a proteína propriamente igual a nossa.”

“A moça da reportagem britânica relata que realizou a injeção nos lábios numa clínica na qual o preço era menos da metade do valor habitualmente cobrado. Isso nos faz questionar sobre o verdadeiro material utilizado na aplicação. O ácido hialurônico é uma substância que produzimos naturalmente no nosso organismo, logo, ter uma reação alérgica a tal produto não seria na minha opinião a principal hipótese, mas sim uma reação alérgica ao verdadeiro produto injetado. Crises de anafilaxia se não cuidadas e tratadas a tempo podem fechar a glote e ocasionar a morte” comentou a médica especialista em estética Luiza Paulo Filho.

Luiza Paulo Filho disse que a alergia ao ácido hialurônico usado nos preenchimentos faciais é um evento raro, e que neste caso, além do uso de medicamentos antialérgicos, faz-se necessária a remoção do produto através do antídoto, chamado hialuronidase. Esta enzima quebra a molécula do ácido hialurônico, levando-o para fora do seu organismo. 

Importante ressaltar que é muito mais comum alergia ao antídoto do que ao próprio ácido hialurônico.

Procurar um profissional de confiança que utilize os produtos de recomendação para sua harmonização facial definirá seu resultado estético e a segurança de sua saúde.

 

Por Ultima Hora em 15/02/2023
Publicidade
Aguarde..