'Nós, mulheres, precisamos ocupar os espaços onde nossas vidas são decididas', disse a deputada federal Jandira Feghali durante a Caravana no Rio

'Nós, mulheres, precisamos ocupar os espaços onde nossas vidas são decididas', disse a deputada federal Jandira Feghali durante a Caravana no Rio

A Caravana Mulheres pelo Brasil – Por um país com equidade e mais mulheres na política teve sua edição do Rio de Janeiro realizada na última segunda-feira (8), reunindo cerca de 200 lideranças de movimentos sociais, ativistas, estudantes e parlamentares para debater estratégias para estimular a participação feminina na política.

Ao longo do dia, debates, atividades culturais e oficinas colocaram em pauta a necessidade de as mulheres ocuparem os espaços de decisão, conforme destacou a deputada federal pelo PCdoB-RJ, Jandira Feghali:

“É muito emocionante ver a quantidade de mulheres que ousam e colocam suas vidas e ideais à disposição da luta política. E isso não é fácil; a política não é um espaço fácil para mulheres. Por isso, no PCdoB, a candidatura de mulheres é pra valer, é pra acontecer porque enfrentamos um tempo em que o ódio ainda não acabou, a violência ainda não acabou, e isso precisa ser combatido.

Nós, mulheres, precisamos ocupar os espaços onde nossas vidas são decididas. Se nós somos maioria da população e precisamos decidir sobre nós, precisamos estar nesses espaços”, afirmou a parlamentar.

Na parte da tarde, o debate “A relação dos Planos de Saúde com as famílias brasileiras” lotou o plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), para tratar das dificuldades vivenciadas por mulheres mães, diante do cancelamento de atendimento dos planos de saúde à pacientes em tratamentos contínuos, como crianças atípicas.

Em defesa da saúde e da vida, parlamentares e representantes da sociedade civil discutiram o cancelamento unilateral que coloca em risco a vida das pessoas. Entre os participantes compareceram: o deputado federal pelo PSB-MA e relator do PL dos Planos de Saúde Duarte Jr., Fred Pacheco, deputado estadual pelo Mobiliza-RJ e presidente da CPI dos Planos de Saúde da ALERJ, Dani Balbi, deputada estadual pelo PCdoB-RJ, Lilian Beringh, presidenta do Conselho Estadual de Enfermagem do Rio de Janeiro RJ e Fabiane Simão, representante da Associação Nenhum Direito a Menos. 

Já no ato político “Caravana Mulheres pelo Brasil”, realizado na parte da noite das atividades, a pré-candidata a vereadora do Rio de Janeiro, Rafaela Albergaria, reforçou a necessidade de união no combate à desigualdade e à violência de gênero, que assombra a vida das mulheres, em um discurso cheio de emoção e força revolucionária:

“Perdi a Joana, minha prima que foi morta nos trens, a caminho da universidade. Desde então, luto por justiça, verdade e reparação por ela. Eu tive a minha vida atravessada por muitas violências e entendi que isso é uma realidade para as mulheres, principalmente nós mulheres negras. Estamos nas estatísticas de todo o tipo de violência, seja sexual, institucional, obstétrica ou doméstica, atravessadas por violências e desigualdades de todas as formas.

Pelo amor profundo que tenho por Joana, eu estou de corpo e alma para defender um projeto comunista para que as mulheres tenham uma vida com dignidade, com direitos e igualdade. Vamos juntas e fortes nessa luta”.

De acordo com o Censo de 2022, o Brasil é majoritariamente feminino, com 51,5% do país composto por elas, o que representa 6 milhões a mais de mulheres. Mesmo sendo maioria, o Relatório Mundial sobre Desigualdade de Gênero de 2023 estima que serão necessários cerca de 162 anos para atingir paridade de gênero na política. Levando em consideração os dados anteriores, a Caravana surge como uma resposta frente a esses desafios de ocupar os espaços políticos, fortalecer a representatividade feminina na política e fomentar a luta pela paridade de gênero. Organizada pela Secretaria Nacional das Mulheres do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), a Caravana agora segue para Recife e Bahia.

 Fotos: Michele Gomes

Por Ultima Hora em 09/07/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

'Seis Propostas para o Silêncio' chega a Casa França-Brasil
28 de Fevereiro de 2023

'Seis Propostas para o Silêncio' chega a Casa França-Brasil

Filho de João Cândido rebate Marinha: 'meu pai é um herói popular'
27 de Abril de 2024

Filho de João Cândido rebate Marinha: 'meu pai é um herói popular'

Editais e Patrocínio SECEC para o Carnaval 2024: Samba & Carnaval - A Economia Que Move Um Estado
16 de Outubro de 2023

Editais e Patrocínio SECEC para o Carnaval 2024: Samba & Carnaval - A Economia Que Move Um Estado

Mestrado para professores da educação básica abre 4,7 mil vagas
04 de Outubro de 2023

Mestrado para professores da educação básica abre 4,7 mil vagas

Aguarde..