Nova crise política: Bolsonaro critica Barroso por CPI da Covid, leia mais:

O presidente Jair Bolsonaro, criticou a posi

Nova crise política: Bolsonaro critica Barroso por CPI da Covid, leia mais:

O Ministro Luiz Roberto Barroso atendeu à um pedido na última quinta-feira (8) feito no mês passado pelos senadores, Alessandro Vieira e Jorge Cajuru do Cidadania. No início de fevereiro, o senador Randolf Rodrigues, líder da Rede no Senado fez o requerimento para criação da comissão parlamentar de inquérito. Desde então não houve nenhuma manifestação da presidência da casa. 

Para o ministro Barroso, todos os requisitos para a instalação de uma CPI foram preenchidos como prevê o Artigo 58 da Constituição Federal no parágrafo terceiro. não houve. Em sua decis]ao barroso declarou que a comissão se faz necessária diante da gravidade da pandemia. O ministro enviou o caso para plenário virtual do STF e será votado na próxima semana. 

O presidente Jair Bolsonaro, criticou a posição de Barroso, e cobrou do ministro a aprovação de processos de Impeachment contra ministros do Supremo que tramitam no congresso. Por rede social, Bolsonaro não poupou críticas ao ministro Barroso: “CPI que Barroso ordenou instaurar, de forma monocrática, na verdade, é para apurar apenas ações do governo federal. - Não poderá investigar nenhum governador, que porventura tenha desviado recursos federais do combate à pandemia. (Segue)” e continuou: 

Leia também: Barroso decide que o Senado tem o dever de instalar a “CPI da Covid”

Fux repreende advogado que usou trecho da bíblia para criticar STF

“Barroso se omite ao não determinar ao Senado a instalação de processos de impeachment contra ministro do Supremo, mesmo a pedido de mais de 3 milhões de brasileiros. - Falta-lhe coragem moral e sobra-lhe imprópria militância política.” 

O STF se manifestou oficialmente através de uma nota insitucional: "Dentro do estado democrático de direito, questionamentos a elas devem ser feitos nas vias recursais próprias, contribuindo para que o espírito republicano prevaleça em nosso país", diz o texto institucional. 

O ministro Barroso também se manifestou após declarações de Bolsonaro dizendo que apenas desempenhou seu papel: “Na minha decisão, limitei-me a aplicar o que está previsto na Constituição, na linha de pacífica jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, e após consultar todos os ministros. Cumpro a Constituição e desempenho o meu papel com seriedade, educação e serenidade. Não penso em mudar”, disse o ministro

Foto: Flickr/Palácio do Planalto/Senado Federal

 

Por Ultima Hora em 09/04/2021

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Bandido bom é meu bandido de estimação: Bolsonaro quer anistiar Jefferson, Eustáquio e Allan dos Santos
22 de Abril de 2022

Bandido bom é meu bandido de estimação: Bolsonaro quer anistiar Jefferson, Eustáquio e Allan dos Santos

CPI vai ouvir diretor da operadora Prevent Senior nesta quarta
22 de Setembro de 2021

CPI vai ouvir diretor da operadora Prevent Senior nesta quarta

STF volta a suspender julgamento do marco temporal de terras indígenas
07 de Junho de 2023

STF volta a suspender julgamento do marco temporal de terras indígenas

Queiroga diz que mortes de crianças por Covid não pedem
23 de Dezembro de 2021

Queiroga diz que mortes de crianças por Covid não pedem "decisões emergenciais"

Aguarde..