Nova Iguaçu celebra qualificação do Artesanato

Foram sete meses de intenso trabalho que permitiu identificar o perfil dos profissionais da cidade, a história do segmento no município

Nova Iguaçu celebra qualificação do Artesanato

A capacidade criativa potencializada com qualificação profissional é uma junção imbatível. O Artesanato hoje é um importante setor da cultura, da economia e do turismo. Fonte de renda de muitos cidadãos e suas famílias, ele também está fazendo a diferença em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Cada dia mais, as artesãs e os artesãos do município estão buscando a capacitação para dominar mais e melhor o seu negócio. Essa formação terá na próxima segunda-feira (30), um de seus pontos altos com a apresentação dos resultados do projeto “Valorização do Artesanato e dos Artesãos de Nova Iguaçu” realizado no período de fevereiro a setembro de 2024. O evento é uma parceria do Instituto Brasileiro de Administração Pública e Apoio Universitário do Rio de Janeiro (IBAP-RJ), com a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig). O encontro será às 14 horas, no Patronato, na Rua Governador Portela, 382, no Centro de Nova Iguaçu.


Foram sete meses de intenso trabalho que permitiu identificar o perfil dos profissionais da cidade, a história do segmento no município, a realização de oficinais de qualificação, tudo consolidado em um E-book, além de um canal no YouTube e de um vídeo emocionante. 
“Sou muito grata pela oportunidade de ter participado das oficinas ministradas pela parceria IBAP/ FENIG, pois além de aprimorar minhas técnicas e saberes conheci pessoas maravilhosas como os professores e  artesãos talentosíssimos. Que novos cursos aconteçam para a melhoria da nossa sabedoria!”, afirmou a artesã Alice Boaventura. 
Em fevereiro deste ano, a Fenig assinou um Termo de Colaboração com o IBAP-RJ, instituição selecionada por meio de Chamamento Público, e que teve como objetivo gerar informações e dados que pudessem melhorar os resultados do Programa Municipal do Artesanato. Entre as atividades realizadas está a análise do perfil dos quase três mil artesãos e artesãs cadastrados na Fenig, um estudo sobre a história do artesanato em Nova Iguaçu, 16 turmas em oficinas com temas voltados a técnicas de comercialização, precificação de produtos, utilização das redes sociais e design aplicado a produtos artesanais com a participação de mais de 200 artesãos.
“Foi um privilégio esse trabalho em parceria com a Fenig. Durante os sete meses de execução foram diversas atividades, como as quase 200 horas de oficinas e rodas de conversa, o evento em comemoração ao Dia do Artesão, a análise do perfil dos artesãos cadastrados na Fenig, o Estudo sobre o Artesanato Iguaçuano, a criação de um canal do Projeto no YouTube, o vídeo institucional, tudo consolidado em um E-book. Essa experiência poderá ser replicada em outros municípios como caminho para valorização do artesanato local e de seus artesãos.", destaca Rizio Barbosa, Diretor do IBAP-RJ.
Além da apresentação dos resultados, haverá uma confraternização entre os participantes que ainda vão concorrer a visitas guiadas ao Museu do Pontal e ao CRAB - Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, ambos na cidade do Rio de Janeiro.
De acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o artesanato movimenta cerca de R$ 100 bilhões por ano, aproximadamente 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. São  mais de 8,5 milhões de artesãos espalhados por todos os estados brasileiros. 
O Instituto Brasileiro de Administração Pública e Apoio Universitário do Rio de Janeiro (IBAP-RJ), criado em 2002, é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter educativo, científico e cultural que tem por finalidade criar, aplicar e compartilhar o conhecimento em gestão de forma a promover o desenvolvimento sustentável, a governança pública e o aperfeiçoamento institucional das organizações.
A Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) é pessoa jurídica de direito público, sem fins lucrativos, criada pela Lei nº. 30, de 28/11/1975 e instituída pelo Decreto nº. 1.475 de 05/01/1976, e alterações na Lei nº 4.053 de 12/08/2010, com patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira para aplicar seus recursos financeiros nas áreas da Educação, Cultura e Social. Seus focos são: educação, cultura, promoção social, esportes, saúde, desenvolvimento, geração de emprego e renda.

Evento: “Valorização do Artesanato e dos Artesãos de Nova Iguaçu”
Dia: 30 de setembro
Hora: 14h
Local: Patronato - Rua Governador Portela, 382, no Centro de Nova Iguaçu.

Por: Arinos Monge. 

Por Coluna Arinos Monge em 28/09/2024
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..