O Brasil precisa conhecer o Brasil

Mucug

O Brasil precisa conhecer o Brasil

A falta de priorização do Turismo nas políticas públicas Nacionais é uma realidade, que precisamos reverter. O Turismo tem uma enorme capacidade de gerar renda e emprego, os quais o Brasil tanto precisa nesse momento de transição das economias mundiais. Essa indústria já é uma atividade fundamental em inúmeros países, com forte competição entre destinos, onde novos polos receptores como Emirados Árabes, Arábia Saudita e Sudeste Asiático têm total foco nesse setor.

É necessário refletir em como avançar na conscientização do Governo Federal e de toda a sociedade sobre o imenso potencial que temos no Turismo. Como sugestão para esse processo, é preciso iniciar e priorizar um esforço de inventariar os atrativos e potencialidades deste grande Brasil.

Somos um país continental e com uma variedade excepcional de destinos turísticos. Com investimentos baixos, poderíamos ser um forte destino mundial e ter um incremento expressivo de turismo interno. Com isso, deixaríamos de ser só um grande país emissor de turistas, o que fazemos há 20 anos, e de estar fora da relação dos 50 maiores destinos receptores de turistas. Urge, para o bem de nossa população, reverter essa dinâmica reequilibrando esses números.

Com os nossos 27 estados e mais de 5 mil municípios e com a ausência de uma coordenação Federal do Ministério do Turismo e da Embratur, deixamos de apresentar a oferta conjunta de atrações. Isso é reflexo de múltiplos fatores, sendo o principal a falta de conhecimento amplo desses ativos, o que dificulta o dimensionamento de orçamento, a priorização de estratégias e a divulgação deles em conjunto.

Como sugestão, o desenvolvimento deste inventário poderia ser uma das primeiras atividades em conjunto da Embratur com o Sistema – Sesc – Senac para colaborar com a difusão e expansão do Turismo como recentemente acordado. A agilidade e qualificação das instituições do sistema S e a sua capilaridade Nacional irá facilitaria todo esse processo.

A criação e apresentação adequada do nosso inventário é fundamental. Temos que fazer endomarketing, mostrar ao cidadão e aos turistas brasileiros e estrangeiros nossos atrativos, para eles possam considerar o Brasil em suas viagens de lazer e férias, divulgando naturalmente o destino em suas redes de amigos e familiares.

O processo pode ser iniciado com os 23 sítios eleitos Patrimônios da Humanidade pela Unesco, sejam históricos, ambientais ou ambos, tais como a Serra do Capivari, no Piauí, com suas grutas de arte rupestre; Brasília, com sua arquitetura; Ouro Preto, Salvador, São Luís, Paraty, Ilha Grande, Cataratas do Iguaçu, Amazônia, Fernando de Noronha, as chapadas dos Veadeiros e da Diamantina, o Pantanal, o Cerrado, as magníficas praias em toda a nossa costa e todo o legado histórico e cultural que esses lugares carregam. Tem também as cidades que são Patrimônio Histórico e os Parques Nacionais com suas inúmeras atrações, pouquíssimo conhecidas e difundidas.

Importante incluir os novos atrativos e os pouco explorados por brasileiros , como a pesca por Fly Fishing, nos rios da Amazônia, muito frequentada por norte-americanos; o Jalapão, os Lençóis Maranhenses, as praias de Kite Suf no Ceará, os Baixios, no litoral norte da Bahia e novos destinos como Olímpia, em SP, com seus parques temáticos que já atraem milhões de brasileiros; Gramado com suas inúmeras atrações, e diversos destinos de Enoturismo com um pujante conjunto de vinícolas no interior de São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul.

Na elaboração do inventário, deverá haver um grande esforço na captação das imagens, através de diversas formas como drones, fotos e filmes. Temos também o desafio de discutir com os melhores profissionais de mídia eletrônica e as outras sobre a escolha dos melhores meios para divulgação, sejam eles perfis no Instagram, redes sociais, portais na web, anúncios em TV aberta ou fechada. Na sequência, naturalmente, teremos a atualização de dados sobre os destinos e se agregarão informações sobre infraestrutura, hospedagem, gastronomia, transporte e atividades disponíveis.

É necessário dar esse conhecimento aos membros do Governo e do Legislativo, que formulam as discussões orçamentárias, para que eles possam dimensionar adequadamente os recursos e criar estratégias de promoção e desenvolvimento do Brasil turístico.
Uma ampla e criteriosa divulgação do inventário e potencial nacional permitirá aos agentes do setor e aos governos, nos três níveis, estimular a incremento de voos pelas companhias aéreas, auxiliar os operadores e investidores a terem acesso e prepararem novos pacotes turísticos de forma otimizada e organizada, definindo suas prioridades.

A falta de divulgação de nossos atrativos impede os milhares de turistas brasileiros de viajar pelo seu próprio país pois, por desconhecimento, estes acabam buscando experiências em terras estrangeiras.

É fundamental o Governo Federal olhar para a potência do turismo doméstico e investir na divulgação organizada e unificada dos diversos destinos deste País. Esperamos que o presidente Lula, quem criou o Ministério do Turismo em 2003, com a sua elevada responsabilidade, aproveite o momento e ainda coloque o Turismo na posição que merece nos planos e políticas públicas do seu Governo.

Por Marcelo Conde, Empresário e Presidente da Associação Rio Vamos Vencer

Por Ultima Hora em 08/07/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Castro libera maior patrocínio da história para o Carnaval do RJ: R$ 62.5 milhões
16 de Dezembro de 2023

Castro libera maior patrocínio da história para o Carnaval do RJ: R$ 62.5 milhões

Lilia Schwarcz é eleita para a 9ª cadeira da Academia Brasileira de Letras
08 de Março de 2024

Lilia Schwarcz é eleita para a 9ª cadeira da Academia Brasileira de Letras

Deputado estadual Guilherme Delaroli cobra expansão da rede de água canalizada em Itaboraí
24 de Julho de 2023

Deputado estadual Guilherme Delaroli cobra expansão da rede de água canalizada em Itaboraí

Reconciliação: Hugo Gross se declara para ex que quebrou seu carro durante ensaio na Avenida.
09 de Fevereiro de 2024

Reconciliação: Hugo Gross se declara para ex que quebrou seu carro durante ensaio na Avenida.

Aguarde..