O Brasil precisa enfrentar os desafios do turismo

???????Por Toni Sando, presidente executivo do Visite S

O Brasil precisa enfrentar os desafios do turismo

Ninguém duvida que o Brasil é um País com imenso potencial e riqueza, destacando-se por sua deslumbrante beleza natural, cultura vibrante e diversidade única, qualidades que o posicionam como um dos principais destinos globais para lazer e negócios.

Com serviços de alta qualidade, que incluem hotéis, parques, atrativos culturais, uma gastronomia internacionalmente reconhecida, além de infraestrutura para eventos de qualquer tamanho, o Brasil tem muito a oferecer para viajantes de todo o mundo, inclusive para os próprios brasileiros.

Um player de importância para o turismo brasileiro é a Embratur, que, com sua ativa atuação internacional, se apresenta, de nosso ponto de vista empresarial, como a agência mais qualificada para promover o turismo doméstico.

Vale lembrar também que, em janeiro deste ano, quase um milhão de pessoas visitaram o País, evidenciando sua capacidade e seu potencial para se destacar no cenário internacional. Mesmo diante dos desafios, essa cifra reafirma a extraordinária capacidade do Brasil de atrair visitantes, gerando emprego, renda e investimentos.

Entretanto, para alcançar plenamente seu potencial, enfrentamos surpresas e novos desafios a cada dia.

Somente com muito debate, dados e fatos e uma política de Estado, o Brasil poderá superar os obstáculos que impedem seu crescimento.

Em meio à recuperação, pagamento de dívidas e investimentos em equipamentos, que, consequentemente, impactam na geração de novos empregos, estamos debatendo novamente com o Parlamento e o Executivo a manutenção do Perse – Programa Emergencial de Recuperação do Setor de Eventos.

Além disso, a volta da obrigatoriedade de visto para viajantes de países que são grandes emissores de turistas e a inclusão da exigência para comissários e pilotos criam mais obstáculos e incertezas.

Isso sem contar todos os esforços da segunda fase da reforma tributária, para definição das alíquotas que não são cobradas em alguns países para fomentar a economia local.

Em casos mais pontuais, como São Paulo, a capital que abriga as maiores feiras e eventos do País, um programa de “descomplica eventos” agilizaria e atrairia novos players.

Já está mais do que na hora de o Brasil implementar práticas internacionais que facilitem a vida dos empresários e promovam o desenvolvimento de um destino, o incentivo a reformas e novos hotéis, facilidades para atividades náuticas, combustível para as companhias aéreas, obtenção de alvarás, entre outras.

É fundamental haver um compromisso contínuo com políticas públicas estáveis e previsíveis, que gerem confiança para os interessados e incentivem o investimento local, crucial para o crescimento do setor. A segurança jurídica é um pilar para a atração de novos players e para garantir previsibilidade aos empresários, permitindo que planejem seus fluxos de caixa sem surpresas e, dessa forma, contribuam para o desenvolvimento econômico sustentável.

Com uma estratégia focada e o envolvimento de entidades setoriais, mercadológicas e sindicais atuando em pautas convergentes nos Parlamentos e nos Executivos federal, estadual e municipal, o País poderá superar esses desafios e consolidar sua posição como uma potência global para o turismo e eventos.

O Brasil não é um país do futuro; é um país do presente e temos pressa de gerar oportunidades e empregos.

A chave é atuar na infraestrutura, desburocratizar processos e, paralelamente, estimular o brasileiro a conhecer seu País e promover as maravilhas do Brasil nas prateleiras internacionais.

(*) Toni Sando é presidente da UNEDESTINOS – União dos Conventions & Visitors Bureaus e Entidades de Destinos, presidente executivo do SP Convention & Visitors Bureau e membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

Por Ultima Hora em 05/03/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Feijoada da Fama 2023 - 13ª Edição Reúne Celebridades na Mansão no Morumbi
19 de Outubro de 2023

Feijoada da Fama 2023 - 13ª Edição Reúne Celebridades na Mansão no Morumbi

Rio pode ganhar programa Segurança 'Israel Presente'
18 de Abril de 2024

Rio pode ganhar programa Segurança 'Israel Presente'

Como Solicitar Isenção do IPVA e IPTU para Idosos: Conheça os Critérios e Procedimentos
25 de Janeiro de 2024

Como Solicitar Isenção do IPVA e IPTU para Idosos: Conheça os Critérios e Procedimentos

Movimentos sociais conhecem Pacto de Retomada Econômica de Niterói
10 de Dezembro de 2021

Movimentos sociais conhecem Pacto de Retomada Econômica de Niterói

Aguarde..