O palanque político da CPI do MST

O palanque político da CPI do MST

 

Animosidade

A primeira reunião da CPI, que vai investigar invasões de terra praticadas pelo MST, deu o termômetro do que poderão ser esses próximos 120 dias de trabalho. Realizada na tarde desta terça-feira, 23, a reunião em que foi apresentado o plano de trabalho pelo relator, o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), foi um festival de ataques, ofensas e conflitos entre bolsonaristas e governistas membros do colegiado.

'Não tem como não politizar, né!'

A declaração é do próprio presidente da CPI, deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), dada em resposta ao questionamento feito pela Coluna durante entrevista coletiva. Ele afirmou que a ideia inicial é investigar as invasões à propriedade privada, "mas não sabemos como vai terminar."

Autopromoção

Para a deputada governista Sâmia Bonfim (Psol-SP), Ricardo Salles quer usar a CPI do MST como palanque político para antecipar a disputa pré-eleitoral em São Paulo, já que ele se apresenta como pré-candidato a prefeito da maior cidade da América Latina nas eleições municipais do próximo ano.

Cortina de fumaça

A maioria oposicionista e integrantes da bancada ruralista na Câmara dos Deputados que compõem a CPI das Invasões corre o risco de avançar a linha tênue entre o desequilíbrio e o objeto da investigação. Já a base aliada analisa que o grupo está se apegando na CPI como forma de abafar os recentes escândalos envolvendo o ex-presidente Bolsonaro e aliados.

 Em xeque

Já tá claro que a CPI vai ser politizada de ambos os lados e externar uma briga entre o bem e mal. E o presidente, deputado Zucco, já começa tendo que explicar seu envolvimento em apoio e patrocínio a atos antidemocráticos no Rio Grande do Sul e, em Brasília. O ministro Alexandre de Moraes, do TSE, autorizou a PF a investigar o envolvimento do deputado nesses atos anarquistas.

Saiu pela tangente 

Ao tentar se defender da suposta acusação, Tenente-Coronel Zucco se disse "surpreso" com a decisão de Moraes e afirma que é notícia "requentada porque se referem a postagens feitas em 2022 e que já estavam esclarecidas.

E a CPI, afinal?

No plano de trabalho apresentado por Salles estão previstas diligências nos Estados onde as invasões são frequentes e corriqueiras e também assentamentos de terra. Ele adiantou que amanhã serão votados requerimentos para convocar os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e o do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.

 Alerta amarelo

E por falar nesses dois ministérios, o governo federal vai ter que correr pra não chorar o leite derramado com a "rearrumação" que o relator, deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB-A) fez com alguns ministérios, dentro da MP que cria novas pastas e extingue a Funasa. Ele fatiou ministérios como o do Desenvolvimento Agrário e o de Meio Ambiente, por exemplo, deixando-as quase sem função. A votação do relatório, que seria hoje, foi adiada.

Não tem pra onde correr

O ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) vai ter que cumprir a pena de 8 anos e 9 meses de prisão determinada há um ano pelo STF, mas postergada pelos recursos e o indulto presidencial concedidos por Bolsonaro, mas que foi derrubado há duas semanas pela própria corte do Supremo. A ordem partiu de Alexandre de Moraes.

Extra! Extra!

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) garante que o projeto do novo arcabouço fiscal será votado ainda na noite desta terça-feira no plenário da casa. Ele afirmou que um novo parecer do relator, Cláudio Cajado (PP-BA), será apresentado até às 20h de hoje. Pela vontade política de todos, essa sessão será uma daquelas que se desenha entrar pela madrugada.

Por Coluna Valéria Costa em 23/05/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - Associação Nacional dos Diplomados do Prominp
29 de Março de 2023

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - Associação Nacional dos Diplomados do Prominp

Historiador defende espaço de memória em assentamento do MST
27 de Agosto de 2023

Historiador defende espaço de memória em assentamento do MST

Cuidados estéticos levam cada vez mais homens à cirurgia plástica
17 de Novembro de 2022

Cuidados estéticos levam cada vez mais homens à cirurgia plástica

Mulher de Orochi ostenta Ferrari e para evento na Barra da Tijuca
19 de Maio de 2024

Mulher de Orochi ostenta Ferrari e para evento na Barra da Tijuca

Aguarde..