O Tratamento da Mente Humana na Visão do Terapeuta Sandro Barros

O Tratamento da Mente Humana na Visão do Terapeuta Sandro Barros

De acordo com dados de pesquisas realizadas em 2021, 35 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de transtornos ligados ao uso de drogas.

A pandemia foi um dos fatores que potencializou quase que duplicamente a dependência química no mundo.

No Brasil quase 30 milhões de pessoas têm alguém na família que é dependente químico segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na Visão do Terapeuta Sandro Barros as drogas são  uma ilusão que leva as pessoas a voarem alto sem paraquedas, causando uma queda psique com danos até mesmo irreversíveis, se não tiver uma reação de luta e força de vontade de mudar internamente e interiormente.

Em entrevista a jornalista Fabiana Fernandes Sandro relata um pouco da sua história de força e superação.

Sandro fala sobre o seu projeto "O SPA da SOBRIEDADE". É um projeto inovador desenvolvido Dependência Química que oferece uma alternativa para as famílias que desejam evitar a internação de seus familiares em clínicas tradicionais, recuperando o tempo do paciente com um método eficaz, que define regras objetivas e um cronograma personalizado para cada paciente que deseja participar de forma voluntaria, antes de iniciar o processo, tendo assim uma pré-autorização de um responsável da família que será atualizado continuamente sobre o progresso de melhoramento do paciente.

Sandro Barros (49), perdeu o pai em 1984 com 11 anos de idade com duas irmãs gêmeas, nasceu e cresceu no Rio de Janeiro, um carioca que com 16 anos foi morar na cidade de São Paulo. 

Sandro fala um pouco da sua experiência contra a dependência química, vida e carreira.

"Entrei no mundo do álcool e das drogas aos 17 anos de idade, a minha vida se tornou disfuncional e se transformou em uma dependência que durou por 20 anos, na época tive um aumento progressivo que me levou ao fundo do poço em decorrência de crises de overdoses, pensei em suicídio por diversas vezes, confesso que passei por um despertar espiritual, decidi aceitar o apoio da minha mãe que nunca desistiu de mim no momento que eu tinha desistido de mim e da vida.

Em 2011 decidir deixar o vício e voltei a acreditar em mim mesmo, buscando viver uma vida saudável, estou há 13 anos limpo, lúcido e totalmente sóbrio, superei o álcool, drogas e cigarro, me libertei de um passado escuro e repleto de prejuízos.

Em 2014 após superar o vício, entrei em um sala acreditando  ser um grupo de mútuo ajuda, mas quando percebi era um curso de capacitação de terapeuta em dependência química, e acabei me matriculando, a minha mãe também fez o curso junto a mim e depois de formado, fiz um outro curso de acompanhante terapêutico na mesma área, e não parei de me capacitar, e hoje faço o oitavo período da faculdade de psicologia.

Os meus amigos que testemunharam o meu progresso me chamam de milagre, hoje trabalho como acompanhante terapêutico em dependência química, faço ações sociais, ajudando as pessoas que estão em situação de rua e de vulnerabilidade, a ter um abrigo com alimentação, ajudo essas pessoas na busca da saúde física, mental, emocional e espiritual. Frequento as comunidades terapêuticas com uma equipe, e levo doações de roupas, alimentos, higiene pessoal e muita atenção.

A minha história de vida leva força, fé e esperança para os acolhidos e eu acredito que q mudança é um ponto de esperança de um futuro vivo e satisfatório.

Na pandemia os desafios aumentaram, mas hoje vivo a vida que sempre sonhei em viver, adquirindo uma nova maneira de viver, e não troco essa vida saudável e sóbria por nenhum vício, compreendi que a lucidez é muito importante na minha vida, e com isso consigo atingir as minhas metas e objetivos, ajudando aqueles que precisam.

As drogas levam ilusão as pessoas para voar as nuvens, e não oferecem paraquedas, as nuvens são falsas, e as ilusões vividas com os vícios roubam o nosso tempo, sonhos, família, saúde e vida.

Sobriedade não é uma simples ausência de álcool, ou droga. Sobriedade é uma maneira de viver leve e em paz com si mesmo.

A sobriedade não é sobre abrir mão de algo. É sobre ter tudo de volta com consciência.

Sobriedade é um estilo de vida, que nos conecta a lucidez e traz sensatez para a jornada diária da vida.

Usar droga é pagar pra sofrer com a ilusão de ser feliz, finaliza..."    

Jornalista: Fabiana Fernandes

Por Social, Política e Humanidade em 17/10/2023
Publicidade
Aguarde..