O uso racional de nossos aeroportos do GIG e SDU é o segredo p Rio se reconectar com o mundo.

Por Lu

O uso racional de nossos aeroportos do GIG e SDU é o segredo p Rio se reconectar com o mundo.

O Galeão, bem explorado vai se tornar um grande motor de crescimento econômico do Rio. Vai alavancar e potencializar o turismo, logística de carga de valor agregado como do e-commerce e outros segmentos. 

O RIOgaleão, hoje com 8 mil empregos diretos, tem capacidade de gerar cerca de 21 mil empregos diretos e impacta cerca de 160 mil empregos em indústrias relacionadas, a grande maioria (113 mil empregos) na hotelaria e gastronomia. 

A cada R$ 1 de valor adicionado pelas atividades econômicas no RIOgaleão produz R$ 3,2 para o PIB do Estado do Rio de Janeiro por meio das cadeias produtivas que utilizam o aeroporto. 

A cidade do Rio de Janeiro é a âncora do turismo internacional do Brasil. 70% dos turistas vindo da Europa e América do Norte ao Brasil visitam o Rio de Janeiro. 

A posição geográfica do Rio o torna um candidato natural para a conexão Sul-Nordeste atendendo a maior parte da população brasileira, ligando os destinos turísticos do país à América do Norte e Europa. 

Considerando números pré-COVID, o Rio tem potencial de atrair pelo menos 5-6 milhões de passageiros anuais em conexão que poderiam gerar cerca de 1 milhão de passageiros internacionais por ano. 

O RIOgaleão é a porta de entrada para cerca de 25% do valor dos bens e insumos importados pelo Rio de Janeiro (quase todas transportadas em porões de aviões de passageiros de voos internacionais. 

Aproximadamente 80% de toda carga aérea doméstica entram no estado do Rio de Janeiro via o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. 

MINAS GERAIS é um exemplo da eficiência de aplicarmos o vocacionamento de aeroportos em regiões metropolitanas que ainda não atingiram 30 - 35 milhões de passageiros. 

Aplicação imediata da mesma lógica de vocacionamento de aeroportos implantada em BH (Confins e Pampulha), que permitiu a formação de um hub com ganhos econômicos palpáveis para a economia regional de Minas Gerais. 

O modelo de concessão do Santos Dumont deve considerar uma solução que fortaleça a conectividade internacional/doméstica do Rio de Janeiro. 

Sistemas Multi-Aeroportos eficientes precisam de 30-35 milhões de passageiros por ano para funcionar sem algum tipo de regulação. É o caso em São Paulo com 66 milhões de passageiros (préCOVID). 

Para atingir esse patamar, o Sistema Multi-Aeroportos (SMA) do Rio de Janeiro precisa ser vocacionado o quanto antes. 

Importante salientar que entre 2005 e 2009 existia uma coordenação do Sistema Multi-Aeroportos Rio e de Belo Horizonte. 

Infelizmente em 2009, essa coordenação deixou de existir no Sistema Multi-Aeroportos (SMA) do Rio de Janeiro, desacelerando o crescimento do número de passageiros no estado. 

O crescimento ilimitado do SDU ao longo dos últimos anos provocou grande queda da oferta de assentos domésticos no Sistema Multi-Aeroportos (SMA) do Rio de Janeiro, resultando na estagnação da oferta e demanda internacional. 

Precisamos sim fortalecer o HUB no RIOgaleão e vocacionar a ponte aérea e voos executivos para o SDU e com isso salvar o turismo e a economia carioca gerando empregos e renda. 

É crucial para o desenvolvimento socioeconômico do Rio de Janeiro e do turismo ao Brasil que o modelo de concessão do SDU considere uma solução que fortaleça a conectividade do Rio de Janeiro por meio da formação de um hub doméstico e internacional no GIG, preservando as vocações do SDU de atender a mercados corporativos específicos de alta frequência, e do GIG de ser a plataforma para o crescimento do turismo internacional brasileiro. 

Isso passa pela transformação da vocação dos dois aeroportos na cidade. 

O vocacionamento do Santos Dumont servindo voos da ponte-aérea e executivos é um negócio sustentável e eficiente. 

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Tribuna da Imprensa Digital e é de total responsabilidade de seus idealizadores.

Por Ultima Hora em 18/04/2021

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Conheça os maus hábitos financeiros que podem detonar sua empresa
11 de Dezembro de 2021

Conheça os maus hábitos financeiros que podem detonar sua empresa

Endocrinologista Fábio Castro morre em decorrência da Covid-19
24 de Maio de 2021

Endocrinologista Fábio Castro morre em decorrência da Covid-19

Governador Cláudio Castro, investe em Escolas de formação profissional
17 de Março de 2022

Governador Cláudio Castro, investe em Escolas de formação profissional

Ministro da Defesa ameaçou presidente da Câmara dizendo que não vai haver eleições sem o voto impresso
22 de Julho de 2021

Ministro da Defesa ameaçou presidente da Câmara dizendo que não vai haver eleições sem o voto impresso

Aguarde..