Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O salão nobre da OAB de Itaperuna-RJ foi palco de um momento histórico nesta sexta-feira (12/07). Em uma solenidade repleta de emoção e reconhecimento, o advogado, professor e escritor Dr. Laércio Andrade de Souza recebeu das mãos da Vice-presidente da OAB-RJ Ana Tereza Basilio e do Presidente da 11ª Subseção Arthur Rodrigues a Medalha Sobral Pinto, a mais alta comenda da Ordem.
"o trabalho árduo e a dedicação sempre são recompensados".
Dr. Laércio, membro efetivo do IAB Nacional e da Academia Itaperunense de Letras (ocupante da Cadeira '14', que tem como referência nacional Alceu Amoroso Lima e, como referência regional, o Pe. Hubert Lindelauf), foi presidente da OAB de Itaperuna por impressionantes cinco mandatos. Seu histórico ilibado e sua incansável dedicação à advocacia o tornaram merecedor dessa prestigiosa homenagem.
A vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, foi responsável por narrar a história de Sobral Pinto, descrevendo a relevância do jurista na luta pela democracia.
“Sobral Pinto é um símbolo de dignidade e de dedicação à advocacia e à sociedade. Os agraciados de hoje recebem a mais alta comenda que a OABRJ concede aos advogados, por isso, temos imenso orgulho dos mais de 50 anos que dedicaram à justiça e a servir de exemplo para os colegas que chegam à Ordem”, declarou Basilio.
O evento, que contou com a presença de autoridades do meio jurídico, familiares e amigos do homenageado, também marcou a colocação dos retratos dos ex-presidentes da entidade no salão nobre. Um momento de resgate da história e de valorização daqueles que contribuíram para o fortalecimento da advocacia na região.
Em seu discurso emocionado, Dr. Laércio agradeceu o apoio de colegas e familiares ao longo de sua trajetória, relembrando, como diz Rui Barbosa: "A advocacia é a profissão da liberdade, da esperança e da justiça. É a profissão que não se curva diante dos poderosos e não se acovarda diante dos tiranos".
A solenidade de entrega da Medalha Sobral Pinto a Dr. Laércio Andrade de Souza reafirma o compromisso da OAB em reconhecer e valorizar os advogados que honram a profissão com ética, excelência e dedicação. Afinal, como ensinou Victor Hugo, "a advocacia é uma das mais nobres missões do homem na terra".
Inauguração galeria de ex-presidentes
A solenidade também se prestou à entrega da Medalha Sobral Pinto aos colegas ligados à subseção que já ultrapassaram a marca do meio século de atuação na advocacia.
Dr. Abel Padilha um dos maiores advogados do Tribunal do Júri do Brasil, recebe a medalha
O presidente da subseção, Arthur Rodrigues, ressaltou o legado deixado pelos colegas àqueles que ingressam na profissão.
“São 50 anos dedicando a sua vida à justiça social, à democracia, aos direitos dos clientes. A Medalha Sobral Pinto eterniza todo o trabalho e a dedicação dos advogados à carreira”, considerou Rodrigues.
“Fico orgulhoso de receber estes homenageados, pois são pessoas que eu via nos corredores do fórum quando eu crescia como advogado. A forma como advogavam é uma verdadeira inspiração para mim. Podem ter certeza de que a advocacia de Itaperuna hoje é um reflexo dos anos dedicados por vocês à profissão”.
Ex-presidente da OAB/Itaperuna entre 1993 a 1995, Elan Rodrigues, que integra a galeria de ex-presidentes e é pai do atual mandatário da subseção, Arthur Rodrigues, representou os colegas que já comandaram a unidade da Ordem e proferiu um discurso que destacou as transformações da subseção e da advocacia ao longo dos anos.
Completaram a mesa pela OAB/Itaperuna a vice-presidente, Claudia Tostes; o ex-presidente da subseção, Laercio Andrade de Souza; e o coordenador regional do Departamento de Apoio às Subseções (DAS) da OABRJ, Silvestre Teixeira. Os presidentes das subseções de Santo Antônio de Pádua, Fernanda Xavier; de São Fidélis, Gleisson Gil; e de Bom Jesus do Itabapoana, Tulio Fiori, também participaram.
Os advogados que receberam a Medalha Sobral Pinto foram: Abel de Araújo Padilha Neto, Ancelmo Domingos Cólli, Elan Rodrigues; José Luiz Frias Rabelo; Laercio Andrade de Souza, Miguel Fusco Filho, Ranylson Luiz Pinto de Aguiar, Romualdo Mendes de Freitas, Sebastião Renato Tavares Teixeira e Osmesir da Rosa.
Um dos dirigentes que figuram na galeria de ex-presidentes da OAB/Itaperuna e destinatário da medalha, Laercio Andrade era um dos mais comovidos.
“Quando estive à frente da OAB em Itaperuna, vivi alguns momentos marcantes em minha carreira”, disse.
Também prestigiaram o evento pela OABRJ a vice-presidente da Comissão de Celeridade Processual no âmbito dos Direitos da Advocacia, Carolina Miraglia; a presidente da Comissão da Justiça Federal e secretária-geral do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Alessandra Lamha; e o vice-diretor de Valorização da Advocacia no âmbito das Subseções, Lucas Perez.
#MedalhaSobralPinto #LaércioAndradeDeSouza #OABItaperuna #AdvocaciaÉtica #AcademiaItaperunenseDeletras #AlceuAmorosoLima #PeHubertLindelauf #RuiBarbosa #VictorHugo
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!