Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A exemplo das pesquisas realizadas em eleições anteriores a avaliação das gestões da Ordem dos Advogados do Brasil, apontam a morosidade nos tribunais, atendimento aos advogados nas secretarias dos tribunais e demora para expedição de alvarás, entre outros.
O processo eleitoral da OAB neste ano acontecerá quase que, concomitantemente, com as eleições municipais, podendo representar um fator de influência a mais, diante da polarização política nacional, e do recrudescimento dos pleitos dos advogados.
O Núcleo de Pesquisas ANIBRPress, perguntou aos advogados fluminenses em quem votariam entre a lista de três nomes apresentados. São os pré-candidatos Ana Tereza Basílio, Marcelo Oliveira e Silvia Drumond, que concorrerão em novembro deste ano.
Os nomes acima já se mobilizam e registram, com predominância a interação nas redes sociais. Fonte fidedigna da OABRJ revelou que a data prevista para as eleições é na segunda quinzena de novembro.
Ana Tereza Basílio lidera com 41,95
A pesquisa informal, revelou que, Ana Tereza Basílio com 41,9%, Silvia Drumond 23,6% e Marcelo Oliveira 14,5%, lideram a corrida eleitoral. Foram consultados 192 advogados na capital e interior do estado, entre os dias 5 e 8 de agosto. Os votos, brancos e nulos 20,0 % . A margem de erro do levantamento, é de 3% para mais.
As eleições do ano de 2021 foi a primeira em que cotas para pretos e pardos e paridade de gênero entraram na composição das chapas, no Conselho titular quanto no Suplente. O presidente da OABRJ, Luciano Bandeira foi reeleito pela por mais um triênio (2022/2024). A Chapa 1 - OAB Forte e Unida - obteve 49,45% dos votos válidos (que correspondem a 45,85% do total dos votos apurados)
Na ocasião outras três chapas que concorreram à gestão da Seccional, Sylvia Drumond - 27,99% (votos válidos); Sérgio Antunes - 13,05% (votos válidos) e Roque Z - 9,51% (votos válidos).
Roque Z concorre a eleição na subseção OAB Jacarepaguá
Entre os apontados o advogado civilista, Roque Z, é pré-candidato à presidência da 32% subseção (Madureira-Jacarepaguá), onde tem sua base de clientes. Em 2021 foi candidato a Presidência da OABRJ pela Chapa 4, quando obteve 9,51% dos votos válidos. Na ocasião, usou como bandeira de gestão o resgate às prerrogativas de toda a advocacia fluminense, Roque Z ressaltou a importância das eleições da classe e o comparecimento em peso dos advogados no pleito.
Por: Núcleo de Pesquisas ANIBRPress/Imagem: Arquivo
Postado por Roberto Monteiro Pinho
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!