Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A advocacia pro bono (no latim que significa: pelo bem público), é uma prática voluntária e gratuita de advogados que oferecem seus serviços jurídicos para pessoas ou organizações que não têm condições de pagar, como no caso da OAB/RJ, que possui o Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua (Cipop-Rua).
A advocacia Pro Bono, surge com a história de Luiz Gama (Filho de Luisa Mahin, uma escrava liberta), que nasceu livre em 1830 e foi vendido aos dez anos pelo pai (comerciante português). Sabendo que sua situação era ilegal, ele fugiu alguns anos depois e ingressou nas Forças Armadas. Gama muito inteligente frequentou como ouvinte a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP) e passou a atuar como rábula, já que não tinha o título oficial de advogado.
Gama passou trabalhar na causa de alforria de negros escravizados, tendo soltado mais de 500 pessoas, o que fez ele ser conhecido como “O libertador de escravos”.
Em 2015, a Ordem concedeu a Luiz Gama o título oficial de advogado e por coincidência, foi também neste ano que o novo Código de Ética e Disciplina da OAB regulamentou uma prática que ele já exercia há quase dois séculos: a advocacia pro bono em seus serviços oferecidos aos escravos em jornais sem nada cobrar.
Gama morreu em 1882, sem poder ver a escravidão oficialmente abolida no país, mas deixando o legado da advocacia solidária em prol de causas sociais.
O advogado Antônio Manoel de Souza (Tunico de Souza), foi nomeado nesta segunda-feira (2), presidente da Importante e histórica Comissão da Advocacia Pro Bono da OAB/RJ, e manifestou seus agradecimentos:
"É com imensa gratidão que recebo a nomeação como Presidente da Comissão de Advocacia Pro Bono da OAB/RJ. Quero expressar meu profundo agradecimento à Dra. Ana Tereza Basílio - Presidente da OAB/RJ, pela confiança e pela oportunidade de contribuir com uma causa tão nobre e essencial para a advocacia e para a sociedade". Agradeço também a Dra. Sylvia Drumond - vice presidente e Dr. Marcio Vieira, grande artífice da aliança pela vitória"
"Recebo essa missão com muita honra e com o compromisso de dedicar o meu máximo empenho nessa jornada, para fortalecermos juntos o papel da advocacia pro bono como ferramenta de justiça e inclusão social, promovendo o acesso aos direitos para quem mais precisa".
"Finalizo com meus agradecimentos à nossa presidente - Dra. Ana Tereza Basílio, por acreditar em mim para essa importante empreitada e a resposta da minha gratidão será trabalhar com dedicação, ética e paixão pela advocacia. RETA É A VIDA!"
Por: @fernandoannibolete
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!