Os Menonitas no Brasil: tradição, agricultura e religiosidade em comunidades simples e familiares

Os Amish são um grupo religioso cristão que se originou na Europa no século XVII e que atualmente vive principalmente nos Estados Unidos e no Canadá.

Os Menonitas no Brasil: tradição, agricultura e religiosidade em comunidades simples e familiares

Os Menonitas, uma denominação cristã semelhante aos Amish, têm uma presença significativa no Brasil, principalmente na região Sul do país. Existem várias comunidades Menonitas no país, incluindo Lajeado, Tapera, Santa Rosa, Marechal Cândido Rondon, Nova Veneza e Toledo, entre outras. Essas comunidades são conhecidas por sua agricultura bem-sucedida, especialmente no cultivo de grãos e produção de leite, e por manterem uma vida simples e tradicional, semelhante à dos Amish. Vale lembrar que, mesmo com semelhanças entre as duas religiões, os Menonitas não são idênticos aos Amish e possuem suas particularidades.

Os Amish são um grupo religioso cristão que se originou na Europa no século XVII e que atualmente vive principalmente nos Estados Unidos e no Canadá. Eles são conhecidos por seus costumes conservadores, que incluem o uso restrito de equipamentos eletrônicos, inclusive telefones e automóveis.

Os Amish vivem em comunidades rurais, agrícolas e auto-suficientes, e valorizam a simplicidade, a humildade e a vida em família. Eles seguem à risca os ensinamentos bíblicos e acreditam que a vida deve ser vivida com simplicidade, afastada do mundo moderno e tecnológico.

As comunidades Amish são governadas por um conselho de liderança religiosa, que é responsável por definir as regras e costumes da comunidade. A vestimenta tradicional é característica do grupo, com homens usando roupas simples e sem botões, suspensórios e chapéus, e mulheres usando vestidos longos, toucas e aventais. As famílias são grandes e a vida em comunidade é altamente valorizada, com ênfase na ajuda mútua e no trabalho em equipe.

Embora sejam conhecidos por seu estilo de vida simples, os Amish são altamente habilidosos em artesãos e construções rurais, produzindo cestas, móveis e equipamentos agrícolas de alta qualidade e beleza.

Apesar de manterem um estilo de vida isolado do mundo moderno, os Amish têm atraído a curiosidade de pessoas de fora da comunidade, que procuram conhecer melhor sua cultura e tradições. Muitas empresas turísticas oferecem passeios pelas comunidades Amish, para permitir que os visitantes possam vivenciar um pouco deste estilo de vida único e interessante

O movimento Amish começou na Europa no século XVII, com a reforma protestante liderada por Martinho Lutero e outros líderes. Naquela época, um grupo de cristãos conhecido como Anabatistas acreditavam que a igreja estatal não era suficientemente reformada e que a verdadeira igreja deveria ser formada por adultos que fizeram uma profissão pública de fé e foram batizados pelo Espírito Santo.

O grupo se dividiu em várias vertentes, incluindo os Mennonitas e os Hutteritas, mas os Amish foram o ramo mais conservador. Eles se separaram dos Mennonitas em meados do século 17, liderados por Jacob Ammann, um líder da igreja na Suíça, que acreditava que os Mennonitas haviam se tornado muito secularizados. Os Amish foram perseguidos pelas autoridades religiosas e seculares, o que os levou a migrar para a América do Norte no século XVIII, em busca de liberdade religiosa e oportunidades econômicas.

Hoje, a comunidade Amish continua a ser um grupo religioso distinto e coeso, com seus próprios costumes, tradições e valores únicos. Eles contribuem para a diversidade cultural da América do Norte e são conhecidos por sua ética de trabalho, artesanato e habilidades agrícolas

Existem algumas comunidades semelhantes aos Amish no Brasil, como os Menonitas por exemplo. Entretanto, os Amish não possuem uma presença significativa no país. Eles são uma comunidade extremamente conservadora e tradicional, com o objetivo de manter suas crenças e tradições, por isso, é inviável que se mudem para o Brasil ou qualquer outro país onde a sua comunidade não possa manter seus costumes e tradições. Como mencionado anteriormente, a maioria das comunidades Amish são estabelecidas em áreas rurais, onde eles podem ter acesso a terras próprias para a agricultura, algo que não é tão fácil no Brasil. Portanto, o Brasil não é um país onde os Amish estão presentes em grande número ou onde possam se adaptar facilmente à cultura e estilo de vida locais.

Por: Arinos Monge.

Por Coluna Arinos Monge em 18/06/2023
Publicidade
Aguarde..