Paes muda Alto escalão: PT perde Adilson Pires, mas Helio Aleixo assume Secretaria de Assistência Social sem mudar a estrutura

Mudanças estratégicas e desincompatibilizações agitam o cenário político carioca

Paes muda Alto escalão: PT perde Adilson Pires, mas Helio Aleixo assume Secretaria de Assistência Social sem mudar a estrutura

Desincompatibilizações e rupturas: o futuro incerto da política no Rio de Janeiro

Na prefeitura do Rio de Janeiro, o clima é de suspense. Adilson Pires, da Secretaria de Desenvolvimento Social, já anunciou sua saída e se colocou à disposição do PT para ser indicado como vice de Eduardo Paes (PSD). Com isso, o novo Secretário Municipal de Assistência Social será o ex-Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e atual Subsecretário de Gestão da pasta, Helio Aleixo da Silva, que deve engordar ainda mais seu contracheque.

Além disso, se desincompatibilizam também Guilherme Schleder, da Secretaria de Esportes, para a entrada de Anna Laura Monteiro Valente de Secco Freire, e Eduardo Cavaliere, da Casa Civil, para a entrada de Lucas Felipe Wosgrau Padilha.

Rompimento milionário: Republicanos e Eduardo Paes

Desde a saída de Chiquinho Brazão da Secretaria de Ação Comunitária, a relação entre Paes e os Republicanos tem sido turbulenta. Marcus Vinicius foi indicado para a Secretaria de Habitação por sua proximidade com Eduardo Cunha, mas a insatisfação com a influência real na secretaria levou o partido a ameaçar romper o acordo com Paes e apoiar outro candidato.

Além de Marcus Vinicius, os presidentes da RioluzRaoni César Ras, e do IplanRioMichell Yamasaki Verdejo, também foram exonerados. Ambos são ligados aos Republicanos e próximos ao prefeito de Belford Roxo, Waguinho.

Impacto nas Eleições de 2024

As mudanças e desincompatibilizações no governo estadual e na prefeitura podem ter um impacto significativo nas eleições municipais de 2024. A saída de figuras-chave pode enfraquecer a base de apoio de Eduardo Paes e Cláudio Castro, enquanto a entrada de novos candidatos pode fragmentar ainda mais o cenário político carioca.

Reações e Análises

Analistas políticos apontam que essas movimentações são estratégicas e visam fortalecer as candidaturas nas eleições de outubro. A desincompatibilização é uma jogada crucial para garantir que os candidatos possam se dedicar integralmente às suas campanhas, sem conflitos de interesse.

Futuro Incerto

O futuro político do Rio de Janeiro permanece incerto, com muitas peças ainda por se mover no tabuleiro. As próximas 24 horas serão decisivas para definir quem sairá e quem permanecerá nos cargos, moldando o cenário eleitoral para os próximos meses.

Atualizada com decretos

CARGO ATUAL OCUPANTE NOVO OCUPANTE
Secretaria de Desenvolvimento Social Adilson Pires Helio Aleixo da Silva
Secretaria de Esportes Guilherme Schleder Anna Laura Monteiro Valente de Secco Freire
Casa Civil Eduardo Cavaliere Lucas Felipe Wosgrau Padilha
Secretaria de Habitação Marcus Vinicius  
Rioluz Raoni César Ras  
IplanRio Michell Yamasaki Verdejo  

 

 

 

#Desincompatibilização #PolíticaCarioca #Eleições2024 #CláudioCastro #EduardoPaes #ViníciusFarah #RafaelPicciani #AdilsonPires #GuilhermeSchleder #EduardoCavalieri

 

 

 

Por Ultima Hora em 05/06/2024
Aguarde..