Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Atividades de Intercâmbio Cultural no Brasil
No ano de 2024, marca o 50º aniversário do estabelecimento das relaçõesdiplomáticasentre o Brasile a China. Neste notável marcotemporal que testemunha a continuidade e o desenvolvimento dasrelaçõesbilaterais, a Delegação de Representantes Culturais de Sichuan, China, fez sua ilustre presença em solo brasileiropara iniciar as atividades de intercâmbiocultural.
Organizado pelo Departamento de Cultura e Turismo da Província de Sichuan, pela “Sichuan Cultural Industry Investment Group”, e com a colaboração da “Yibin Wuliangye Group Co., Ltd.”, o evento intitulado "Pandas pelo Mundo: Viagem Cultural de Sichuan ao Brasil e Apresentação Itinerante de Lanternas de Zigong no Brasil" iniciou-se no dia 21 de abril no Planetário da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. O propósito deste projeto é utilizar a plataforma "Lanternas de Zigong Iluminam o Mundo" para apresentar de forma abrangente e tridimensional as paisagens naturais e a riqueza dos legados, costumes e saberes que fizeram e fazem parte da história de Sichuan, permitindo que o povo brasileiro compreenda melhor a tradição das lanternas de Sichuan e outros recursos do patrimônio cultural intangível, promovendo, assim, um intercâmbio mais profundo nos campos cultural e turístico entre as duas regiões.
Estiveram presentes no evento a Cônsul-Geral da China no Rio de Janeiro, Tian Min; o Diretor do Escritório de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro e Presidente do Comitê do G20, Lucas Padilha; a Conselheira do Departamento de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Cláudia Jannuzzi; o Presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, Leandro Azevedo, entre outros representantes proeminentes da China e do Brasil, bem como delegados do setor de turismo do Rio de Janeiro.
Como um dos organizadores do evento, a “Sichuan Cultural Industry Investment Group” elaborou e organizou ativamente a exposição, onde mais de 50 lanternas de Zigong, com desenhos representando elementos emblemáticos de Sichuan, como pandas gigantes, o Sítio Arqueológico de Sanxingdui 1 e o poeta Su Dongpo 2; além de 80 lanternas vermelhas tradicionais com designs requintados foram elegantemente dispostas na Sala "Sichuan Encantadora" para criar uma atmosfera festiva e vibrante de estilo chinês. Enquanto os visitantes brasileiros adentravam a sala para apreciar as obras visuais que refletiam o charme cultural e turístico de Sichuan, não hesitavam em elogiar as magníficas lanternas chinesas suspensas sobre suas cabeças.
O Sr. Ferreira, diretor do Planetário, expressou seu desejo de que a “Sichuan Cultural Industry Investment Group” pudesse deixar essas belas lanternas decorativas para continuar em exposição na galeria, permitindo que mais visitantes apreciassem de perto o encanto único desses tesouros culturais chineses.
1 Sanxingdui: sítio arqueológico da Idade do Bronze na Moderna Guanghan, Sichuan.
2 Su Dongpo: renomado calígrafo e poeta chinês da Dinastia Song.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!