Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos recebe II Jornada de Museologia Social

Evento ter

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos recebe II Jornada de Museologia Social

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, em Rio Claro, promove um passeio pela história fluminense, mais precisamente do Vale do Café, neste sábado. Em parceria com a Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), o local recebe a II Jornada de Museologia Social do Rio de Janeiro. O evento é gratuito e visa refletir sobre os espaços de memória de uso comunitário e a importância da pesquisa, compreensão, salvaguarda e divulgação de suas próprias histórias.

A agenda começa às 10h, com palestras de Sandra Maria Teixeira, cofundadora do Museu das Remoções (Vila Autódromo); Luiz Antonio de Oliveira, diretor do Museu da Maré; bate-papo com Lucienne Figueiredo, superintendente de Museus da Sececrj, e Zeca Barros, gestor-executivo do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos.

À tarde, estão programadas a dinâmica interativa ‘Museu da Maré – uma construção de memórias oriundas das remoções’, conduzida pelas educadoras e pesquisadoras Thamires Ribeiro de Oliveira e Adrielly Ribas Morais, além de apresentação artística de Yago Melo, arte-educador do Museu da Maré, e intervenção teatralizada, com o ator Ivan Portugal. Serão ainda exibidas durante o evento as produções audiovisuais ‘Cidades Invisíveis – São João Marcos’ e ‘Memória não se remove: Percurso Expositivo do Museu das Remoções’.

"Está será a II Jornada de Museologia Social promovida pelo Parque com a co-realização da Cultura do Estado, por intermédio da Superintendência de Museus e sua equipe.Será uma importante reflexão sobre os processos de remoções, mas também sobre a constituição de novos territórios ocupados. Teremos, este ano, um diferencial que é a participação do público, que poderá dialogar com os integrantes da Rede de Museologia Social", explica Lucienne Figueiredo, Superintendente de Museus da Sececrj.


História -  Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos 

A história de São João Marcos se inicia em 1739 com a construção de uma capela dedicada ao santo pelo fazendeiro João Machado Pereira. Em volta do singelo templo cresceu um povoado privilegiado pelas condições naturais para o cultivo do café, fruto que nos 200 anos seguintes projetaria a cidade como uma das mais ricas do Brasil Colônia e Imperial. A área urbana era composta pela prefeitura, câmara municipal, cadeia, duas escolas públicas, agência de correios, hospital, igrejas, cemitérios, teatro e até time de futebol.

No entanto, em 1939, a cidade foi desocupada e demolida devido à previsão de alagamento do seu perímetro urbano. A inundação, decorrente do aumento da capacidade de armazenamento do reservatório de Ribeirão das Lajes, foi necessária para a construção da Usina de Fontes Nova, até hoje em funcionamento.

A área desocupada, onde outrora existiu São João Marcos, foi arrendada a pecuaristas da região e os vestígios da cidade ficaram adormecidos por décadas. Em 1990, a Ponte Bela e as ruínas do centro histórico de São João Marcos foram tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e, em 2008, toda essa história começou a ser redescoberta e valorizada com a construção do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, hoje localizado na cidade de Rio Claro.

Inaugurado em 2011, o Parque é um espaço educativo e cultural da Light, mantido com o patrocínio da empresa, apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O Instituto Cultural Cidade Viva é o parceiro na gestão-executiva do projeto.


Serviço

II Jornada de Museologia Social
Data: 24/09 (sábado)
Horário: 10h às 16h
Endereço: Estrada RJ 149, km 20, Rio Claro
Entrada gratuita

 

Por Ultima Hora em 23/09/2022

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Sopa de Letras realiza evento cultural gratuito no próximo sábado (24), na Tijuca
20 de Junho de 2023

Sopa de Letras realiza evento cultural gratuito no próximo sábado (24), na Tijuca

Aos 95 anos, Fernanda Montenegro abre ano da ABL com recital literário
12 de Março de 2025

Aos 95 anos, Fernanda Montenegro abre ano da ABL com recital literário

O lançamento da JJ Oliver aconteceu no último dia 07/12  na cidade de Tietê no interior de São Paulo.
13 de Dezembro de 2022

O lançamento da JJ Oliver aconteceu no último dia 07/12 na cidade de Tietê no interior de São Paulo.

EXCLUSIVO! Renatha Olyver está de casa nova
24 de Janeiro de 2023

EXCLUSIVO! Renatha Olyver está de casa nova

Aguarde..