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"Produzimos mais ônibus na Índia que no Brasil": Paulo Bellini relembra parceria com grupo Tata
Em cerimônia de despedida do embaixador da Índia no Brasil, o Jornal da República entrevistou com exclusividade Paulo Bellini, um dos pioneiros do setor de transporte no Brasil e fundador da Marcopolo, gigante brasileira na fabricação de ônibus. Durante a conversa, o empresário revelou detalhes da importante parceria estabelecida entre sua empresa e o país asiático, destacando o papel fundamental do embaixador Suresh no fortalecimento das relações comerciais entre as duas nações.
"A nossa empresa já esteve em joint venture com o grupo Tata, que é dono da metade da Índia. Nós tivemos uma parceria com a área de ônibus deles, a Tata Motors. Em quantidade de ônibus, chegamos a produzir lá mais ônibus que nós produzimos no Brasil", revelou Bellini, evidenciando a dimensão da cooperação empresarial entre Brasil e Índia. O empresário também ressaltou a contribuição do embaixador Suresh como "um grande incentivador dos negócios entre Brasil e Índia, inclusive em todas as áreas, não só na automobilística".
Questionado sobre a posição atual da Marcopolo no mercado brasileiro, Bellini foi enfático: "A Marcopolo hoje é, sem sombra de dúvida, a líder de mercado no mercado brasileiro de transporte de passageiros". A empresa não limita sua atuação ao território nacional, contando com "fábricas em 10 países, mais de 10 fábricas no exterior, principalmente na América do Sul, mas também em todos os continentes". No Brasil, a companhia gera aproximadamente 10 mil empregos diretos, além dos indiretos que contribuem significativamente para a economia nacional.
A parceria com a Índia representou um capítulo especial na história da Marcopolo. Segundo Bellini, "teve anos que nós produzimos na Índia mais ônibus que nós produzimos no Brasil". O empresário explicou que os veículos fabricados no país asiático eram destinados ao mercado local, destacando uma das principais características da empresa: a personalização dos produtos conforme as necessidades específicas de cada mercado. "O ônibus tem a característica de ser um produto personalizado. Na verdade, o ônibus que a gente fabrica lá na Índia tem as características técnicas para a Índia. Ele é diferente do ônibus que a gente produz aqui pro Brasil e é diferente do ônibus que a gente produz para a Austrália", esclareceu.
Além da tradicional fabricação de ônibus em diversas versões, desde urbanos e micro-ônibus até rodoviários e double-decker, Bellini anunciou uma importante novidade para 2025: "A Marcopolo vai começar a produzir motor home. Isso aí é uma novidade que vai estourar no mercado". O novo produto será um motor home nativo 4x4, capaz de "ir para qualquer canto desse país", uma solução inovadora que poderá inclusive auxiliar em eventos de grande porte, como a COP 30 em Belém, onde há previsão de déficit na rede hoteleira.
Em sua mensagem final, Paulo Bellini expressou gratidão ao embaixador Suresh: "Temos muito a agradecer. O Suresh é um embaixador que realmente trabalha em todas as relações diplomáticas e também ajuda a construir negócios, fazer business. Ele também faz isso com maestria. Sentiremos saudades dele. Mas enfim, essa vida de embaixador, sabemos que no próximo país dele, ele também vai ser um grande embaixador".
A entrevista com Paulo Bellini não apenas destacou o sucesso global da Marcopolo, mas também evidenciou a importância da cooperação internacional para o desenvolvimento econômico e tecnológico entre Brasil e Índia, fortalecida pela atuação diplomática do embaixador que agora se despede do país.
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