Pauta-bomba agita o Congresso

Pauta-bomba agita o Congresso

 

Marco temporal

Na ordem do dia na Câmara dos Deputados, o projeto que defende o marco temporal na demarcação das terras indígenas ganhou um aliado, que pode influenciar diretamente os votos em plenário, principalmente os dos simpatizantes à matéria: o presidente da casa legislativa, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL).

'Nada contra'

Com um discurso típico do BBB, Arthur Lira disse que nem ele e nem o Congresso Nacional têm algo contra os povos originários, mas ressaltou que os povos indígenas representam 0,2% da população brasileira em cima de 14% da área do país. 

Protesto

Enquanto isso, indígenas de todo o país realizaram, durante todo o dia desta terça-feira, 30, manifestações e atos cobrando a derrubada dessa tese, que nada mais é do que reconhecer apenas as demarcações realizadas até a promulgação da Constituição Federal, em 1988.

Pivô da discórdia

Líderes sul-americanos ainda estão digerindo as palavras do presidente Lula de que há uma guerra de narrativas contra a Venezuela. Alguns criticaram o ponto de vista do brasileiro, como o presidente do Chile, Gabriel Boric. "É uma realidade e tive a oportunidade de ver em centenas de milhares de venezuelanos que vivem em nossa Pátria", acrescentou.

Persona non grata

Embora seja um chefe de Estado, Nicolás Maduro é uma figura que não é bem vinda nas democracias e, nem de longe possui o traquejo político que seu antecessor e criador do chavismo Hugo Chávez possuía. A vinda dele ao Brasil não caiu bem.

Protagonismo

O presidente Lula foi o anfitrião da cúpula de países da América do Sul, que aconteceu nesta terça-feira em Brasília e reuniu chefes de 12 países da região. Ao final, o grupo aprovou o Consenso de Brasília uma espécie de carta com diretrizes para alavancar o crescimento sul-americano. Na ocasião, Lula sugeriu a criação de uma moeda comum para o comércio regional entre estes países.

Mudanças

O relator da MP 1162/2023, que relança o programa federal de habitação Minha Casa, Minha Vida, deputado federal Fernando Morangoni (União-SP), vai apresentar seu relatório amanhã no início da tarde, na comissão mista, e já deu sinais de que não quer ser apenas "vaquinha de presépio" do governo federal. Uma das propostas em seu relatório é tirar o monopólio dos financiamentos do programa pela Caixa Econômica Federal e ampliar a participação de outros agentes financeiros e também dos Estados.

Últimos detalhes

Presidida pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), a comissão mista da MP 1162/2023 passou o dia preparando o relatório e os pontos a serem destacados. A Coluna apurou que Braga e Morangoni se reuniram na tarde desta terça-feira com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para alinhavar os ajustes.

 Na berlinda

Sete deputados federais vão enfrentar processo de quebra de decoro parlamentar na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados: Carla Zambelli (PL-SP), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), José Medeiros (PL-MT), Juliana Cardoso (PT-SP), Márcio Jerry (PCdoB-MA), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Talíria Petrone (Psol-RJ).

Por Coluna Valéria Costa em 30/05/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Denise Klauck, atriz gaúcha, brilha como apresentadora na Revista Styllus no Rio de Janeiro
30 de Outubro de 2024

Denise Klauck, atriz gaúcha, brilha como apresentadora na Revista Styllus no Rio de Janeiro

Técio Lins e Silva: Uma Voz pela Democracia na UFF
08 de Abril de 2024

Técio Lins e Silva: Uma Voz pela Democracia na UFF

Nova Iguaçu faz caminhada pela conscientização sobre o Autismo neste domingo
01 de Abril de 2023

Nova Iguaçu faz caminhada pela conscientização sobre o Autismo neste domingo

Niterói lança Programa Municipal de Neutralização de Carbono
11 de Abril de 2023

Niterói lança Programa Municipal de Neutralização de Carbono

Aguarde..