Petistas de Vassouras, Teresópolis, Itaguaí e São João de Meriti se recusam a aceitar intervenção estadual e criticam direção estadual

PT em crise: renúncia em massa na executiva de Vassouras

Petistas de Vassouras, Teresópolis, Itaguaí e São João de Meriti se recusam a aceitar intervenção estadual e criticam direção estadual

A crise no Partido dos Trabalhadores (PT) em Vassouras, Teresópolis, Itaguaí e São João de Meriti está longe de ser resolvida.

Em Vassouras por exemplo, Cinco dos seis integrantes da Comissão Executiva do PT em Vassouras renunciaram aos seus cargos em protesto contra o apoio da Frente Brasil da Esperança — formada por PT, PCdoB e PV — à candidatura do vereador Kiko Brando (Solidariedade) para prefeito. Entre os renunciantes está o presidente do Diretório Municipal, João Henrique Barbosa. Pelo menos três deles devem deixar o PT.

Em uma carta aberta divulgada na sexta-feira, 2 de agosto, os petistas criticaram a decisão da Frente de marcar uma convenção para a tarde deste domingo, 4, para formalizar o apoio a Kiko Brando. A convenção será conjunta com a do Solidariedade e do União Brasil, que formam a coligação de apoio a Kiko.

"Durante todo o nosso esforço para construir uma candidatura alternativa, não conseguimos conversar nem com PV, nem com PCdoB", afirmam os petistas na carta. Eles acusam o PV e o PCdoB de terem sido criados no município "artificialmente, apenas para dar densidade ao projeto de poder do vereador Kiko Brando".

A renúncia do grupo já foi comunicada à direção estadual do PT. Apenas a secretária de Finanças e Planejamento permaneceu no cargo. A Frente Brasil da Esperança em Vassouras é presidida pelo PV.

A crise entre os partidos da Frente na cidade vinha se arrastando há vários meses. Em junho, o Agenda do Poder já havia mostrado a insatisfação da Executiva Municipal do PT com a possibilidade de apoio à candidatura do vereador. Em nota divulgada na época, eles afirmaram que Kiko Brando sempre defendeu causas contrárias às defendidas pelos petistas.

A disputa em Vassouras está praticamente polarizada entre Kiko Brando e Rosi Silva (PP), candidata do prefeito Severino Dias. A convenção que homologou a candidatura de Rosi foi neste sábado, 3. A aliança é formada por PP, PL e PSD.

Kiko vinha tentando atrair para seu lado outros dois pré-candidatos de oposição: Zé Alencar (MDB) e Victor Setaro (Agir). Alencar, porém, já homologou sua candidatura no último dia 27. O ex-vereador Geraldo da Silva, o Geraldão, será o vice. Na convenção do Solidariedade, na tarde deste domingo, 4, a vaga de vice deve ficar em aberto aguardando as negociações.

Essa crise interna no PT pode ter repercussões significativas nas eleições de 2026, dificultando ainda mais a trajetória de Lula. Como diz o ditado, "em casa onde falta pão, todos brigam e ninguém tem razão", e parece que o PT está alimentando seus adversários já em 2024.

Direção Estadual do PT tenta barrar candidatura de ex-prefeito em Itaguaí

Em um movimento inesperado, e autoritário parte da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu, sem quórum passar o rodo e tentar negar a filiação e a candidatura de Luciano Mota, ex-prefeito de Itaguaí, para as próximas eleições municipais. A decisão foi anunciada por Olavo Carneiro, membro da Executiva Estadual, através das redes sociais, causando um alvoroço na política local.

"A política é a arte do possível" - Otto von Bismarck

A decisão foi tomada sem quórum, com 10 votos a favor e apenas 1 contra, alegando a incompatibilidade política de Mota com os princípios do PT. Em comunicado oficial, Fabio Ventura de Sá, Secretário-Geral do PT-RJ, orientou o Diretório Municipal de Itaguaí a tomar as providências burocráticas necessárias para informar Luciano Mota sobre a negativa de sua filiação.

Ocorre porém que a decisão da Estadual parece não ter validade perante o Tribunal Eleitoral que aceitou e mantém a filiação de Luciano Mota, no sistema, ou seja, está habilitado para concorrer as eleições.

A pergunta que não quer calar é porque membros da direção estadual não querem disputar as eleições em Itaguaí?

Partido político tem como única função disputar eleições, mas parece que o membros do PT estadual, preferem ficar nos bastidores, ao invés de ir para o front de batalha, convenhamos que Lula sempre disputou as eleições mesmo quando tinha pouca chances, será que dirigentes acham que o PT mudou e querem fazer o partido virar uma ONG? 

"A política é quase tão excitante quanto a guerra, e não menos perigosa" - Winston Churchill

Luciano Mota, que já havia sido confirmado como pré-candidato em Assembleia Municipal, estava animado com a possibilidade de retornar à prefeitura. Ele, que atualmente administra os negócios da família, incluindo dois areais na Reta de Piranema, já tinha até escolhido seu vice, o médico Dr. Paulo Wesley Bragança.

A negativa da Executiva Estadual pegou muitos de surpresa, especialmente os membros do Diretório Municipal de Itaguaí, que agora precisam redefinir sua estratégia eleitoral, e o Presidente do DM Garcia diz que vai recorrer, indignado afirmou que a Direção estadual não teve quórum e isto está sendo maquinado por membros da executiva estadual que apoiam Gil Torres que segundo Garcia atualmente está inelegível.

A decisão final sobre a tática eleitoral do município será homologada ou reformada pela Direção Nacional do PT, que depende ainda da anuência dos outros partidos da Federação  ( Pc do B e PV).

"A política é a arte de obter dinheiro dos ricos e votos dos pobres, sob o pretexto de protegê-los uns dos outros" - Anônimo

A situação de Luciano Mota é um exemplo claro de como a política pode ser imprevisível e cheia de reviravoltas. O ex-prefeito, que já havia começado a articular sua campanha, agora se vê fora da corrida eleitoral, pelo menos pelo PT.

A decisão da Executiva Estadual do PT demonstra a importância de alinhar-se com os princípios e diretrizes do partido, algo que, segundo a Comissão, Luciano Mota não conseguiu fazer. Resta saber como o cenário político de Itaguaí se desenrolará nos próximos meses.

PT nega Luciano Mota como candidato a prefeito de Itaguaí, mas a treta não para por aí pois a executiva do PT tem 22 membros e a decisão não teve quórum.

Olavo Carneiro da Executiva Estadual do PT se pronunciou pela redes sociais negando candidatura de Luciano Mota pelo PT em Itaguaí.

PT pode confirmar em convenção Luciano Mota como candidato a prefeito de Itaguaí

Atualização da matéria as 16 horas de 25 de julho

#PT #LucianoMota #Itaguaí #Eleições2024 #Política #FabioVenturaDeSá #OlavoCarneiro #DrPauloWesleyBragança #ExecutivaEstadualPT #DiretórioMunicipalPT #CriseNoPT #Vassouras #PolíticaRJ #KikoBrando #FrenteBrasilDaEsperança #Eleições2024 #Lula2026

 

 

 

Por Ultima Hora em 05/08/2024
Publicidade
Aguarde..