Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Por Quintino Gomes Freire
O Porto de Itaguaí se prepara para um marco histórico com o arrendamento da área ITG02, onde será instalado um novo terminal de minério. O leilão, que faz parte do pacote de arrendamentos portuários promovido pelo Governo Federal, está marcado para o dia 18 de dezembro e será realizado na B3, em São Paulo. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) publicou o Aviso de Licitação (Leilão nº 09/2024) no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (24/10).
O projeto, considerado o mais importante da PortosRio, envolve a construção de um terminal com 348.937 m² destinado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais, com foco no minério de ferro. Estima-se que o vencedor do leilão investirá mais de R$ 3,5 bilhões na infraestrutura, que terá capacidade para movimentar 20 milhões de toneladas por ano.
Impacto socioeconômico e ambiental
O presidente da PortosRio, Francisco Martins, destacou o impacto transformador do projeto: “A área ITG02 será crucial para ampliar a infraestrutura portuária do Rio de Janeiro e garantir o escoamento da produção de minério de Minas Gerais.” Segundo ele, o novo terminal não apenas aumentará a capacidade de movimentação do Porto de Itaguaí, como também impulsionará o desenvolvimento socioeconômico da região, gerando milhares de empregos e aumentando a arrecadação de tributos.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!