Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
De O Mural - Um vídeo publicado nas redes sociais nos últimos dias, aumentou a temperatura na política do município de Itaperuna, no Noroeste Fluminense.
Em 1min20seg de vídeo, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão (PSD), relata arranjos políticos para a composição do secretariado com vereadores e suplentes, que assumiriam funções no Executivo e no Legislativo. As publicações feitas nos perfis do Facebook do ex-prefeito Marcus Vinícius e do empresário Kadu Novaes, geraram uma série de compartilhamentos e comentários, a maioria deles criticando a postura do prefeito, que segundo denúncias, estaria trocando cargos por apoio ao filho Murilo Gouvêa, ex-secretário de Governo e pré-candidato à Câmara dos Deputados pelo União Brasil.
O lançamento oficial da candidatura de Murilo está previsto para o próximo dia 9, às 19h, na Ilha do Cisne.
A divulgação do vídeo levou à uma Nota de Repúdio assinada pela presidente do partido Cidadania, Fernanda Malafaia Pimentel, em relação às declarações do prefeito.
Nela, a presidente afirma que o prefeito “expõe publicamente como foi feita a indicação de um novo secretário de Indústria e Comércio”. Também cita que até o momento não ocorreu qualquer manifestação pública do vereador Glauber (Glauber Pessoa Bastos, do Cidadania) e do suplente Welliton do Frango, citados pelo prefeito em possíveis negociações políticas.
Fernanda Pimentel reitera que o partido “não faz parte do governo, não negocia cargos comissionados e desconhece as supostas negociações”.
O trecho publicado nas redes sociais foi extraído do vídeo que está no canal oficial da Câmara de Itaperuna, no YouTube. A gravação foi durante a sessão ordinária do dia 1º de junho, quarta-feira, quando o prefeito dava “posse simbólica” a um novo secretário.
Após o expediente normal, deu-se início o ato de “posse”, quando o prefeito foi convidado a discursar. Com 1h59min de vídeo, tem início a parte em que Alfredão cita acordos para a ocupação de cargos.
Nesse momento ele diz que se o suplente de vereador Welliton do Frango (Cidadania), não apoiasse um “candidato de fora”, teria assumido a cadeira no lugar do vereador Glauber (que supostamente seria indicado para a pasta do Desenvolvimento Indústria e Comércio).
- Quem ia sentar no banco aqui seria o Welliton do Frango, uma pessoa que eu tenho uma estimação muito grande e gosto muito dele. Mas ele tinha compromissos assumido com outros candidato. Como que eu ia colocar o Welliton aqui, que ele assumiu compromisso com outros candidato?
Candidato de fora, com todo o respeito que eu tenho, isso aí é uma decisão dele. Ele entendeu que a cadeira aqui na Câmara não seria tão importante quanto os candidato que está com ele.
E ele continua sendo meu amigo, eu continuo gostando dele. Porque não devemos criar aresta. Porque o amanhã a Deus pertence. (*)
Além de compartilhado nas redes sociais, o vídeo ganhou outras mídias, como o blog Flávia Pires, que já havia publicado informações sobre articulações para que o vereador Glauber assumisse a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, o que segundo o blog foi classificado como “fake news”, pelo vereador.
Murilo Gouvêa, filho do prefeito de Itaperuna é pré-candidato a deputado federal. Ele é bastante ativo em seus perfis nas redes sociais, porém até o fechamento da matéria, não havia respondido à nossa tentativa de contato, feita no “privado”.
Nos perfis existem textos, fotos e vídeos de encontros e reuniões com políticos, empresários e cidadãos das cidades do Norte e Noroeste do Estado e da capital.
O pré-candidato publicou também fotos do período em que era secretário municipal, inclusive ao lado de outros integrantes do Governo, como o vice-prefeito de Itaperuna, Emanuel Medeiros da Silva, o Nel, e seu próprio pai, além de vereadores da base aliada ao governo, como o vereador Adenilson Zacharias (DC).
Na testeria de seu perfil do Facebook, Murilo Gouvêa utiliza a foto de uma obra com o brasão da Prefeitura aplicado sobre ela, vinculando sua imagem como pré-candidato, ao governo municipal e à realização de obras. Essa é a mesma imagem que figura na testeira do perfil do prefeito Alfredão, seu pai, no Facebook.
Essa não é a primeira denúncia envolvendo o prefeito e seu filho. Em novembro do ano passado, o portal O Rebate publicou denúncias sobre nomeações em troca de apoio político além de um possível pedido de propina.
A denúncia a respeito da suposta propina teria sido feita por um empresário da Cidade ao Ministério Público, contra o secretário de Obras e contra Murilo Gouvêa.
A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito e seu filho, por e-mail e por mensagem privada no Facebook, mas não obteve nenhuma resposta até o fechamento da matéria.
(*) O trecho da fala do prefeito foi transcrito exatamente como foi falado, da tribuna da Câmara.
Clique aqui e assista à parte em que o prefeito passa a falar sobre o acordo político, em 1:59:0.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!