Prefeito Rubens Bomtempo aparece em 3º em pesquisa eleitoral de Petrópolis

Vereador do PP aparece com 24% das intenções de voto na primeira pesquisa registrada na Justiça Eleitoral em 2024

Prefeito Rubens Bomtempo aparece em 3º em pesquisa eleitoral de Petrópolis

PESQUISA GERP MOSTRA HINGO NA FRENTE, SEGUIDO POR YURI E BOMTEMPO

O cenário eleitoral de Petrópolis, a julgar pela primeira pesquisa de 2024 registrada na Justiça Eleitoral, divulgada nesta segunda-feira (05) pela GERP Empresa Brasileira de Pesquisa mostra o vereador Hingo Hammes (PP) na liderança da disputa pela prefeitura, com 24% das intenções de voto na pesquisa estimulada.

Em segundo lugar, aparece Yuri Moura (PSOL), com 16%. O prefeito Rubens Bomtempo (PSB), que tenta a reeleição, está em terceiro, com 11%, seguido de perto por Eduardo do Blog (Republicanos), que tem 10%. Leandro Sampaio (Podemos) aparece com 7%, enquanto Doutor Santoro (Novo) fecha a lista com 1%.

Mas, como diria o saudoso Ulysses Guimarães, "em política, o que parece é". E a pesquisa da GERP traz alguns dados que merecem atenção. Dos entrevistados, 15% responderam que não pretendem votar em nenhum dos nomes apresentados, enquanto 16% não souberam ou não responderam. Somados, esses dois grupos representam quase um terço do eleitorado, o que sugere que a disputa ainda está em aberto.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Hingo também lidera, com 13% das intenções de voto. Yuri aparece em segundo, com 8%, seguido por Bomtempo, com 5%. Eduardo do Blog tem 4%, enquanto Sampaio tem 1%. Doutor Santoro não pontuou neste recorte.

Curiosamente, neste cenário também aparecem os nomes de Paulo Mustrangi (PT) e Leandro Azevedo (Republicanos), que foram oficializados candidatos a vice-prefeito. Ambos, no entanto, não pontuaram. Como diria o jurista Rui Barbosa, "a eleição é a arma do povo, o voto é a bala". E, ao que tudo indica, o eleitor petropolitano ainda não decidiu em quem vai "atirar" seu voto.

Mas uma coisa é certa: a disputa promete ser acirrada. Com pouco mais de dois meses para o primeiro turno, os candidatos terão que se desdobrar para conquistar o eleitorado indeciso e reverter o alto índice de rejeição. Afinal, como bem disse o escritor José Saramago, "a política é a arte de ganhar eleições e perder o povo". E, em Petrópolis, quem conseguir evitar essa armadilha terá grandes chances de sair vitorioso das urnas.

#Petrópolis #Eleições2024 #PesquisaEleitoral #GERP #HingoHammes #YuriMoura #RubensBomtempo #EduardoDoBlog #LeandroSampaio #DoutorSantoro #Política #Democracia

 

 

Por Ultima Hora em 05/08/2024
Publicidade
Aguarde..