Prefeitura de Niterói é referência em evento sobre desenvolvimento sustentável

Secret

Prefeitura de Niterói é referência em evento sobre desenvolvimento sustentável

A Prefeitura de Niterói foi uma das convidadas do workshop “Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, organizado, nesta segunda-feira (29), pela Prefeitura de Juiz de Fora para conhecer novas experiências e debater os benefícios da implementação dos ODS nas políticas municipais.

A secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, apresentou os avanços do município, que está comprometido com as metas do Sistema das Nações Unidas desde 2017.

A Agenda 2030 foi estabelecida em setembro de 2015 com o objetivo de construir um plano global para a erradicação da pobreza e para a proteção do planeta e do clima. São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas.

Ao firmar parceria com a ONU-Habitat, a Prefeitura de Niterói alinhou os indicadores do Plano Estratégico Niterói Que Queremos (NQQ) 2013 – 2033 e do Plano Plurianual aos objetivos e metas da agenda.

“Internalizamos as agendas de ODS no planejamento estratégico de Niterói a curto, médio e longo prazo, e fortalecemos a participação social para que a população escolha e acompanhe nossos planos. Ao definir nossas metas anuais, incluímos ações de ODS e do NQQ, partindo de uma gestão orientada para resultados. Assim, estipulamos programas que visam trazer resultados para diversas áreas, como saúde, educação, mobilidade, para atingir a visão de futuro definida pela sociedade no planejamento estratégico Niterói Que Queremos como ‘a melhor cidade para se viver e ser feliz’”, explicou Ellen Benedetti.

Além de Niterói, foram convidados os municípios de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), que já desenvolvem ações voltadas para os ODS, além dos representantes da ONU-Habitat, Alain Grimard e Rayne Ferretti Moraes. Durante sua fala, Grimard ressaltou a importância da mobilização das cidades para o avanço da agenda.

“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram criados como uma agenda global de compromisso entre países. Percebemos a importância das cidades para a implementação dessa agenda, com mais recursos para realizar as ações. A participação de Niterói no workshop é importante porque a cidade tem um tamanho parecido com o de Juiz de Fora”, salientou Alain Grimard, completando que Niterói está avançada nas metas.

Histórico - Niterói iniciou a parceria com a ONU-Habitat em 2017. No ano seguinte, o município realizou uma consulta pública com a população para difundir as ações e apresentar resultados de projetos que corroboram a Agenda 2030. Em 2019, a Prefeitura participou da campanha sobre “Cidades e comunidades sustentáveis” em outra consulta pública, além de promover a ODS Week, iniciativa para fomentar a cultura da inovação. Em 2020, Niterói lançou o Relatório Local Voluntário para avaliar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pela gestão municipal.

Por Ultima Hora em 30/08/2022

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Governo do Estado lança no Rio o 'Programa RJ Digital' com mais de 1,3 mil serviços disponíveis à população fluminense
04 de Maio de 2022

Governo do Estado lança no Rio o 'Programa RJ Digital' com mais de 1,3 mil serviços disponíveis à população fluminense

Vitinho RDE e Croislla Celebra  fetiches em colaboração “ PROVOCADINHA REMIX “
08 de Fevereiro de 2023

Vitinho RDE e Croislla Celebra fetiches em colaboração “ PROVOCADINHA REMIX “

Prefeitura do Rio vai investir na requalificação urbana da Saara
24 de Setembro de 2021

Prefeitura do Rio vai investir na requalificação urbana da Saara

Município faz chamamento para construir 1.016 unidades do Minha Casa, Minha Vida
12 de Novembro de 2023

Município faz chamamento para construir 1.016 unidades do Minha Casa, Minha Vida

Aguarde..