Prefeitura do Rio assina contrato de concessão do Parque da Catacumba, na Lagoa

Prefeitura do Rio assina contrato de concessão do Parque da Catacumba, na Lagoa

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, assinou, nesta quarta-feira (5/4), o contrato de concessão do Parque da Catacumba, na Lagoa. A empresa vencedora da licitação foi a Lagoa Aventuras, que já atuava no local como permissionária. Agora ficará responsável por investimentos em melhorias, com valor total de R$ 2 milhões, e fará a gestão do parque por 25 anos. Entre as novidades estão previstas uma nova tirolesa, reforma dos equipamentos de turismo e aventura existentes e a instalação de um restaurante. Nada muda no acesso ao parque, que permanece gratuito.

– Às vezes, há um problema de compreensão sobre o que se quer fazer para a cidade. Muitas vezes a narrativa é tão equivocada que certos processos que poderiam fazer o Rio avançar deixam de acontecer por conta disso. Não é incompatível trabalharmos com o setor privado, despertar o interesse econômico naquilo que o ator privado pode fazer. Aqui se iniciou algo muito interessante anos atrás, numa iniciativa pioneira. Não atrapalhou em nada o parque, pelo contrário, trouxe mais gente e ganhos. Estamos com um projeto grande de concessões de parques pela cidade e que bom que estamos aqui, hoje, fazendo essa formalidade – afirmou Eduardo Paes.

O valor de outorga fixa ficou definido em R$ 350 mil. Além disso, a concessionária pagará mensalmente 2% da receita bruta ao Município. Este é o primeiro de uma série de parques urbanos da cidade do Rio de Janeiro que estão em estudo para serem revitalizados via concessão. Em dezembro de 2022, a Prefeitura contratou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para estruturar estudos para concessão de outros parques urbanos e naturais como o Parque Madureira Mestre Monarco, Parque Tom Jobim (entorno da Lagoa) e Quinta da Boa Vista.

– Essa concessão é um avanço para a manutenção dos parques na cidade. Esse é o projeto-piloto de uma série de outros parques que nós queremos inovar não só no processo de concessão, mas também na coparticipação dos moradores e dos usuários. A gente compreende que a concessão, mantendo o acesso gratuito, é fundamental – disse a secretária de Ambiente e Clima, Tainá de Paula.

O contrato de concessão prevê que a concessionária atenda no mínimo 150 alunos por mês da Rede Municipal, de forma gratuita, em atividades que envolvam palestras e visitação guiada, promovendo a educação ambiental. Além disso, a empresa vencedora deverá fazer a manutenção e adequação dos equipamentos de turismo às normas de acessibilidade, tais como rampas de acesso e pisos apropriados, garantindo atendimento às pessoas com deficiência. Também serão instalados novos mobiliários, e as obras de arte já expostas ao ar livre serão mantidas.

– A assinatura desse contrato de concessão celebra uma parceria que temos com a Prefeitura desde o início da empresa, em 2007, quando fomos premiados num projeto da Riotur. A Lagoa Aventuras nasceu com o propósito de trabalhar com visitação em parques. Assinamos a primeira permissão de uso do Parque da Catacumba em 2010, e agora estamos passando para esse novo modelo. Até o momento, nós só operávamos o turismo de aventura, e a partir de agora passamos a fazer a gestão do parque com diversos serviços para os visitantes, além da manutenção – declarou o proprietário da Lagoa Aventuras, Gabriel Werneck.

Morador da Lagoa, o empresário Rafael Caracas frequenta o Parque da Catacumba há dois anos. Ele destacou que o parque, com as futuras melhorias, tem tudo para atrair ainda mais os cariocas.

– É uma área que dá para aproveitar de diversas formas, seja com eventos ou atraindo o público local. Poder tomar um café da manhã, ou trazer a família e curtir um espaço diferente. Acho que essa concessão vai agregar muito, trazendo um ambiente ainda mais legal para o parque. Eu nunca fiz o arvorismo, mas conheço pessoas que fizeram e gostaram. As trilhas são bem legais, tem um belo visual. Você está no meio da floresta, dentro da cidade, e pode relaxar e curtir durante um dia todo – contou Rafael.

Para o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, a concessão de um parque tão importante e significativo para os cariocas trará grandes benefícios.

– Vínhamos elaborando isso desde o ano passado, e nosso objetivo agora é expandir para outros locais da cidade. A ideia é avançar cada vez mais com a concessão de espaços públicos que, com regras claras, são muito bem geridos pelo setor privado – frisou Valle. (Do site da Prefeitura)

Por Ultima Hora em 05/04/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Cátia Lins, CEO da The Class Professional, destaca a importância do Cosmofest para o setor de cosméticos
03 de Dezembro de 2023

Cátia Lins, CEO da The Class Professional, destaca a importância do Cosmofest para o setor de cosméticos

Clínica de estética responsável por lentes de Simone Susinna inaugura franquia no RJ
12 de Setembro de 2023

Clínica de estética responsável por lentes de Simone Susinna inaugura franquia no RJ

Projeto de lei na Alerj proíbe nomeação de pessoas condenadas por racismo ou injúria racial
19 de Julho de 2023

Projeto de lei na Alerj proíbe nomeação de pessoas condenadas por racismo ou injúria racial

Sistema free flow de pedágio da Rio-Santos tem sido alvo de críticas e recebe notificação do Procon
31 de Janeiro de 2024

Sistema free flow de pedágio da Rio-Santos tem sido alvo de críticas e recebe notificação do Procon

Aguarde..