Prêmio APTR chega a 17ª edição

Prêmio APTR chega a 17ª edição

Cerimônias de premiação são sempre muito esperadas pela classe artística. Além de uma noite festiva é o momento de reconhecimento e aplauso. Uma ode ao teatro e seus fazedores. O premio APTR de teatro já é um veterano e muito aguardado pela classe.

Esta edição aconteceu na Cidade das Artes e não foi diferente. A classe artística estava lá em peso para prestigiar e aplaudir colegas e artistas que se dedicam a fazer teatro independente das condições, muitas vezes, ou na maioria, adversas. É preciso continuar acreditando e resistindo para se colocar espetáculos em cena. Fato comprovado mais uma vez nesta noite festiva.

A cerimônia foi lindamente abrilhantada pela Orquestra Chiquinha Gonzaga, única orquestra feminina do Brasil, regida e idealizada pela exímia maestrina Priscila Bonfim, um dos pontos altos do evento.  

A orquestra reúne meninas estudantes de escolas públicas e lhes dá  oportunidade de aprender música. Um projeto ousado e digno de todo aplauso. E o resultado é belíssimo. O prêmio prestou justa homenagem à atriz Marília Pêra, que se viva fosse completaria 80 anos, com um momento musical especial.

A atriz passa a nominar mais uma categoria do prêmio, que laureou o Retiro dos Artistas, presente à festa com veteranos artistas que tanto marcaram a história cultural do Brasil. Merecidíssimo. A homenagem à Marília, contou com a participação das atrizes e cantoras Stella Miranda e Sandra Pêra, irmã da atriz. Outra inovação desta edição foi à homenagem a quatro atores de extrema importância para o teatro brasileiro: Zezé Mota, Maria Gladys, Otavio Augusto e Tonico Pereira. Um diferencial muito pertinente já que somos um celeiro de artistas com trajetórias relevantes que merece ser lembrado e homenageado.

Além dessas, mais uma novidade inserida ao premio foi a premiação para jovens atores. Categoria que passa a integrar o prêmio APTR a partir dessa edição. Discursos alegres e emocionados deram o tom do evento e Vera Holtz vencedora da categoria atriz em papel protagonista quebrou o protocolo chamando ao palco todas as indicadas nessa categoria, e juntas compartilharam e festejaram a conquista de seus trabalhos. Momento emocionante.

Premiar artistas significa mais que reconhecer, perpassa pela resistência, vitalidade, robustez e relevância que a arte imprime ao seu povo. A cultura nos ajuda a enxergar. É por ela que vemos e sentimos o mundo e tudo que nos importa e afeta.  Sem arte não há vida digna nem  legitimidade de uma sociedade. Lembra-nos Paschoal Carlos Magno:‘um país se apresenta pelo teatro que representa’. Estamos bem representados.

A festa nos permitiu constatar mais uma vez o lindo mosaico que é o nosso teatro. Parabéns aos vencedores, indicados, a todos que tornam esse prêmio viável, ao Presidente da APRT Eduardo Barata e a todos que fazem do teatro em elo de congraçamento e comunhão bem com ele é.

Premiados

Espetáculo

'Enquanto você voava, eu criava raízes'

Direção

Renata Tavares — 'Nem Todo Filho Vinga'

Autor

Flavio Marinho — 'Judy - O Arco-Íris é Aqui'
Nadja Naira — 'Sem Palavras'

Ator em papel protagonista

Thelmo Fernandes — 'Dignidade'

Atriz em papel protagonista

Deborah Evelyn — 'Três mulheres altas'
Vera Holtz — 'Ficções '

Ator em papel coadjuvante

Ernani Moraes — 'Órfãos'

Atriz em papel coadjuvante

Lilian Valeska — 'Marrom - O Musical'

Jovem talento

Lucas Popeta — 'Olhos da Pele'

Direção de movimento

Regina Miranda — 'Olhos da Pele'

Música

Federico Puppi — 'Ficções' e 'Enquanto você voava, eu criava raízes'

Iluminação

Cesar de Ramires — 'Morte e Vida Severina'

Figurino

Wanderley Gomes — 'Vozes Negras'

Cenografia

Artur Luanda Ribeiro e André Curti — 'Enquanto você voava, eu criava raiz

Prêmio Marília Pêra

Retiro dos Artistas

 Por Rogeria Gomes

Por Ultima Hora em 08/06/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Jubileu da Rainha é comemorado com Chá no estilo Bridgetown em Londres
09 de Junho de 2022

Jubileu da Rainha é comemorado com Chá no estilo Bridgetown em Londres

NELSON DDIAS 63
14 de Novembro de 2024

NELSON DDIAS 63

Miss Beleza Internacional em destaque nos 12 anos do Blá Blá Champanheria com João Diniz
24 de Agosto de 2024

Miss Beleza Internacional em destaque nos 12 anos do Blá Blá Champanheria com João Diniz

Cria colab oferece oficinas artísticas na Espraiada, Zona Sul de São Paulo
03 de Dezembro de 2024

Cria colab oferece oficinas artísticas na Espraiada, Zona Sul de São Paulo

Aguarde..