Presidente da CPI pediu a revista Veja gravação para confrontar fatos e ver se Wajngarten mentiu

Presidente da CPI pediu a revista Veja gravação para confrontar fatos e ver se Wajngarten mentiu

O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), pediu à revista Veja a gravação de uma entrevista concedida por Fabio Wajngarten em abril. Segundo a publicação, o ex-secretário de Comunicação acusou “gestores do Ministério da Saúde” de “incompetência” no processo de aquisição de vacinas oferecidas pela farmacêutica Pfizer. Na mesma entrevista, Wajngarten teria dito guardar e-mails, registros telefônicos ou minutas de contratos trocados com a empresa norte-americana.
Com isso o ex-secretário de Comunicação da Presidência da República Fabio Wajngarten pode voltar à mira da CPI da Pandemia. Após o depoimento de quarta-feira (12), parlamentares apresentaram três requerimentos para investigar eventuais “inverdades, imprecisões e relatos falsos” prestados pela testemunha.
Wajngarten recua da afirmação contra Pazuello
No depoimento à CPI da Pandemia, o ex-secretário de Comunicação negou que tenha acusado diretamente o ex-ministro Eduardo Pazuello de “incompetência”. Disse ainda que parte do material publicado pela Veja é fruto “de interpretação do jornalista”, que, segundo Fabio Wajngarten, “tem intenção de não reportar o que acontece”. No requerimento, Omar Aziz afirma que a gravação da entrevista pode “esclarecer as versões que condizem com a verdade”.
O senador Otto Alencar (PSD-BA) apresentou outro requerimento para reconvocar Fabio Wajngarten e submetê-lo a uma acareação com o jornalista Policarpo Júnior, responsável pela entrevista publicada na Veja. O parlamentar quer esclarecer, por exemplo, quem são os servidores do Ministério da Saúde “citados como incompetentes e ineficientes”. Para os parlamentares, o relato do ex-secretário à CPI da Pandemia foi “eivado de inverdades, imprecisões e relatos falsos”. 
Requerimentos buscam provas contundentes
Desde terça-feira (11), os parlamentares apresentaram mais de 30 novos requerimentos à CPI da Pandemia — entre eles, 26 pedidos de convocação de testemunhas. A comissão já aprovou um total de 233 requerimentos e 277 estão pendentes de votação. Alguns sugerem a convocação de ministros, governadores, prefeitos e secretários de saúde.
Entre os requerimentos apresentados nesta semana, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) sugere a convocação de Vania Cristina Canuto Santos, titular da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). O órgão é responsável por regular o uso de novas terapêuticas no SUS. 
O órgão deve definir, por exemplo, se a cloroquina pode ser usada no tratamento de pacientes com covid-19. Em outro requerimento, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) sugere a convocação do presidente da Conitec, Hélio Angotti Neto.
O líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), apresentou um requerimento de convite para o médico e deputado federal Luiz Alberto Ovando (PSL-MS). Se o pedido for aprovado, Ovando deve prestar informações na condição de especialista sobre o "tratamento precoce" da covid-19.

Leia também: Rio flexibiliza medidas restritivas e libera praia aos finais de semana

Consórcios públicos como alternativa viável para o desenvolvimento sustentável do território

Polícia Federal
A CPI da Pandemia tem reunião deliberativa na próxima terça-feira (18). O presidente Omar Aziz anunciou que deve colocar em votação um requerimento que pede a convocação do diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino. Ele deve prestar informações sobre operações que investigam o desvio de dinheiro transferido pela União a estados, Distrito Federal e municípios para o enfrentamento da pandemia.
Por Redação /Agência Senado/Imagem internet

 

Por Ultima Hora em 13/05/2021

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Ronaldo Fonseca defende a efetividade do Judiciário no Seminário de Brasília
03 de Outubro de 2024

Ronaldo Fonseca defende a efetividade do Judiciário no Seminário de Brasília

Lula diz que é preciso derrotar a PEC 32:
08 de Outubro de 2021

Lula diz que é preciso derrotar a PEC 32: "todo apoio à luta dos servidores públicos"

Esquenta: Justiça rejeita tentativa de censura eleitoral em Mesquita
12 de Setembro de 2024

Esquenta: Justiça rejeita tentativa de censura eleitoral em Mesquita

10 Dicas Incríveis para Aumentar até 12 cm na tua Altura
08 de Março de 2023

10 Dicas Incríveis para Aumentar até 12 cm na tua Altura

Aguarde..