Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Nesta celebração do Dia Mundial do Marítimo, realizada na histórica Ilha Fiscal, o presidente do Tribunal Marítimo, Ralph Dias, concedeu uma entrevista destacando a importância do comércio internacional marítimo e o papel fundamental da vocação marítima do Brasil. "Nós fomos descobertos pelo mar, e é através dele que exercemos nossa soberania", afirmou Dias, enfatizando a necessidade de que a população brasileira desenvolva uma consciência marítima.
Segundo Ralph Dias, 95% do comércio exterior brasileiro é conduzido por vias marítimas, destacando a relevância do binômio porto-navio como um impulsionador essencial para o desenvolvimento econômico do país. Ele também enalteceu a importância de valorizar "a gente do mar, das águas e dos portos", especialmente em momentos críticos, como a pandemia de Covid-19, quando o abastecimento de recursos dependeu enormemente do setor marítimo.
O presidente do Tribunal Marítimo também ressaltou a função vital do tribunal, que é responsável por julgar acidentes e incidentes de navegação, além de registrar embarcações, ações que são indispensáveis para o crescimento econômico e a segurança no setor. "O Tribunal Marítimo desempenha um papel fundamental para o progresso da nossa nação", concluiu.
O evento na Ilha Fiscal reuniu diversas autoridades e profissionais do setor, reforçando o reconhecimento da importância estratégica do comércio marítimo para o Brasil.
Por Jéssica Porto e Robson Talber/ Repórter Ralph Lichotti
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!