Prevaricou ou não? PF abre inquérito

Ind

Prevaricou ou não? PF abre inquérito

DA REDAÇÃO - Vivendo seu momento mais desfavorável, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), inicia a semana com mais uma má notícia. A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para investigar se o mandatário cometeu crime de prevaricação durante as negociações para a aquisição da vacina indiana Covaxin, conforme revelado pela coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.

Em entrevista no final de semana à Rádio Gaúcha, durante mais uma ‘motociata’, Bolsonaro disse: “não posso, ao chegar qualquer coisa pra mim, tomar providência”.

A fala foi vista pela oposição como uma declaração de culpa que confirma o crime de prevaricação, mas para o presidente Jair Bolsonaro, “é uma história fantasiosa e que só interessa aos senadores Omar Aziz  (PSD-AM) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), presidente e  vice-presidente da CPI, respectivamente, e Renan Calheiros (MDB-AL), relator da comissão.”

Segundo o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), Bolsonaro foi informado sobre as suspeitas de contrato superfaturado e teria prometido mandar o caso para a Polícia Federal. O inquérito para apurar o caso Covaxin só foi aberto, contudo, em 30 de junho, após a denúncia ser publicamente divulgada. Líder do governo na Câmara, o deputado Ricardo Barros (PP-PR) estaria envolvido no esquema.

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber aceitou, no último dia 2, pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para autorizar abertura desse outro inquérito que irá investigar se mandatário do país cometeu o crime de prevaricação.

No despacho, a ministra autorizou que a PGR requisite informações a vários órgãos, e tome depoimentos dos envolvidos – dentre os quais, o presidente Bolsonaro e os irmãos Miranda. O prazo inicial da apuração é de 90 dias. “Após, encaminhem-se os presentes autos à Polícia Federal, para a realização das diligências indicadas pelo dominus litis, além de outras que a autoridade policial entenda pertinentes ao esclarecimento dos fatos sob apuração”, complementou Rosa Weber.

CONFLITOS EM SÉRIE E MANIA DE PERSEGUIÇÃO
Depois das reações dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, às suas falas de cunho golpista e autoritária, o presidente da República agora se diz alvo de boicote de ‘gente importante’.

Durante sua fala a apoiadores em frente ao Palácio do Planalto, Bolsonaro desabafou. “Os problemas fazem parte, a gente sabia que ia ser difícil, mas esperava contar com gente importante do meu lado. Lamentavelmente, muita gente importante boicota.”

Como a semana promete com mais depoimentos na CPI, a tensão no Palácio do Planalto vai continuar alta e não deve dar tréguas aos soluços cada vez mais intensos do presidente da República.

Confira quem vai depor essa semana.

Agenda da CPI
Terça-feira
Emanuele Medrades, representante da Precisa Medicamentos, que assina o contrato da Covaxin.

Quarta-feira
Amilton Gomes de Paula, reverendo batista que preside a ONG Senah (Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários). O reverendo, como intermediário da Davati, teria apresentado Luiz Dominguetti aos representantes do governo federal que trataram da compra de vacinas.

Quinta-feira
Marcelo Blanco, tenente-coronel e ex-assessor do Delog (diretor substituto), citado por Luiz Dominguetti como a pessoa que fez a ponte entre ele e Roberto Ferreira Dias.
(Com agências)

Por Ultima Hora em 12/07/2021

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

ASSISTA: Presidentes das escolas Em Cima da Hora e da Inocentes de Belford Roxo, desabafam na Avenida contra Prefeitos ligado a Lula
13 de Fevereiro de 2024

ASSISTA: Presidentes das escolas Em Cima da Hora e da Inocentes de Belford Roxo, desabafam na Avenida contra Prefeitos ligado a Lula

Prefeituras de todo o Brasil são orientadas por lei a encobrir publicidade do governo federal em obras
08 de Agosto de 2022

Prefeituras de todo o Brasil são orientadas por lei a encobrir publicidade do governo federal em obras

Carlos Bolsonaro usa nascimento da filha nos EUA para justificar faltas na Câmara
16 de Março de 2023

Carlos Bolsonaro usa nascimento da filha nos EUA para justificar faltas na Câmara

Verdade suprema do STF para Bolsonaro: mentira contada mil vezes não vira verdade
28 de Julho de 2021

Verdade suprema do STF para Bolsonaro: mentira contada mil vezes não vira verdade

Aguarde..