PT acenou com Felipe Santa Cruz de vice por apoio a Paes em 2024

Santa Cruz,

PT acenou com Felipe Santa Cruz de vice por apoio a Paes em 2024

Em negociação com o prefeito do Rio, Eduardo Paes ( PSD ), por uma aliança que contempla o partido com o posto de vice na sua chapa à reeleição em 2024, o PT já trabalha com um cenário de filiação do advogado Felipe Santa Cruz (PSD ) para apoiá-lo à vaga. O convite a Santa Cruz, hoje secretário municipal de Governo na gestão de Paes, partiu do vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá, influente no diretório estadual da sigla. Outras lideranças petistas no estado, embora priorizem alternativas caseiras, estão abertas ao diálogo com Santa Cruz e avaliam que o próprio prefeito tem feito gestos por uma composição mais palatável à esquerda.

A proposta de Paes e do PT faz parte de um esforço para agrupar partidos de base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva diante da concorrência do PSOL , que lançou o deputado federal Tarcísio Motta como pré-candidato à prefeitura. Tarcísio tem conversas desde setembro com caciques do PDT, PSB, PCdoB e do próprio PT, todos com membros da secretaria de Paes, de olho em cultivar dissidências na base do atual prefeito.

Além de ter uma aliança ampla, o que dificulta contemplar a todos, Paes deseja indicar um vício de seu grupo político mais próximo, o que também gera resistências. Aliados do prefeito consideram que o plano A é o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ), correligionário de longa data. Porém, consideramos que, ciente das dificuldades para emplacar o parlamentar, Paes “colocou as reservas para aquecer”, na avaliação de um interlocutor.

Em outubro, o prefeito recriou a secretaria municipal de Governo para dar protagonismo a Santa Cruz em seu primeiro escalonamento. A estratégia lembra a adoção por Paes em 2015, quando nomeou Pedro Paulo em função semelhante antes de apontá-lo como candidato à sucessão no ano seguinte.

Diferentemente de Pedro Paulo, que sempre fez parte do grupo político de Paes, Santa Cruz já concorreu a vereador pelo PT e vem de uma família petista. Fora da vida partidária, presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de 2019 a 2022. Após deixar o posto, se filiou ao PSD um convite de Paes e concorreu como vice de Rodrigo Neves (PDT) ao governo.

Sem 'faca no pescoço'

Os interlocutores de Santa Cruz afirmam que ele se mostrou disposto a voltar ao PT para concorrer como vice, mas que a decisão cabe a Paes.

— Felipe seria um bom nome, já fiz o convite. Mas parceria não tem faca no pescoço. Tem conversa para que todos ganhem politicamente. Nossa parceria é para 2024 e para a reeleição de Lula e para eleger Eduardo ao governo do Rio em 2026 — afirmou Quaquá.

O PT quer definir a situação do Rio na sua conferência eleitoral nacional, no início de dezembro, em Brasília. O diretório municipal petista deve formalizar sua intenção de apoiar Paes e o desejo de compor a chapa, mas sem afunilar em um nome.

Isso porque, em que pese a simpatia por Santa Cruz, ainda há preferência por um petista “orgânico” de vice. Os secretários municipais Adilson Pires (Assistência Social) e Tainá de Paula (Meio Ambiente) estão cotados.

— Temos maioria a favor de uma aliança, mas resguardando o tamanho político do PT — disse o presidente do PT carioca, Tiago Santana.

Uma eventual formalização atrapalharia a costura de Tarcísio Motta, cujo partido, o PSOL, faz parte da base de Lula. Apoiado pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), Tarcísio busca convencer a cúpula petista para não entrar de cabeça na campanha de Paes com outro aliado concorrendo.

As conversas do psolista com PDT e PSB também emperraram. As duas siglas priorizam redutos em outras capitais e grandes cidades, e avaliam compor com PSD e PT no Rio de olho em reciprocidade.

Com informações O Globo

Por Ultima Hora em 18/11/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

''Sou fã do Lula'', diz presidente de Israel, Isaac Herzog
15 de Outubro de 2023

''Sou fã do Lula'', diz presidente de Israel, Isaac Herzog

PEC que pode proibir aborto até em casos de estupro gera revolta e divide o país
28 de Novembro de 2024

PEC que pode proibir aborto até em casos de estupro gera revolta e divide o país

ASSISTA: Mais de um ano depois da denuncia de Gabriel Monteiro, finalmente Deputados fecham pátio irregular
19 de Setembro de 2023

ASSISTA: Mais de um ano depois da denuncia de Gabriel Monteiro, finalmente Deputados fecham pátio irregular

TSE Rejeita Recurso de Roberto Jefferson e Confirma Novo PTB de Vivaldo Barbosa
14 de Julho de 2024

TSE Rejeita Recurso de Roberto Jefferson e Confirma Novo PTB de Vivaldo Barbosa

Aguarde..