PT aprova Alckmin como vice em reunião do diretório nacional

PT aprova Alckmin como vice em reunião do diretório nacional

Em reunião do diretório nacional do PT realizada nesta quarta-feira (13), a executiva do partido aprovou o nome de Geraldo Alckmin (PSB) como pré-candidato à vice-Presidência da República na chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-governador paulista havia sido indicado pelo PSB na última sexta-feira (8).

Mais de 90 membros do diretório nacional petista estiveram presentes na sessão virtual a portas fechadas e avaliaram a carta de indicação assinada pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. O nome de Alckmin foi aprovado por 68 a 14 entre os petistas. Lula não participou porque retornava de Brasília a São Paulo.

Prevista inicialmente para o fim de abril, a cerimônia de lançamento da chapa Lula-Alckmin à Presidência da República foi adiada para 7 de maio.

Mais cedo, no mesmo encontro, a cúpula da legenda aprovou a formação de uma federação com o PCdoB e o PV. Dessa forma, os partidos irão atuar de forma unificada e permanente durante as eleições e no exercício da legislatura.

 

Na ocasião da oferta de seu nome para o PT, Alckmin declarou que desejada “somar esforços para a reconstrução do nosso país”, e afirmou que o governo Bolsonaro “atenta contra a democracia e as instituições.”

Além da confirmação da federação e da chapa Lula-Alckmin, o PT também deverá avaliar a proposta de uma coligação com o PSB. Os partidos trabalhavam inicialmente com a ideia de formar uma federação, mas as negociações não avançaram.

Aliança entre antigos rivais
As conversas entre Lula e Alckmin para a composição da chapa eleitoral ocorrem há meses, e envolveram a saída do ex-governador paulista do PSDB, partido onde ficou por 33 anos.

Em 2006, ambos foram adversários na disputa à Presidência da República, quando trocaram uma série de acusações ao longo da campanha eleitoral. Naquela eleição, Lula ganhou de Alckmin no segundo turno com 60% dos votos válidos e seguiu para o seu segundo mandato.

No evento que marcou a indicação oficial de Alckmin a vice de Lula, o petista afirmou que uma aliança com o ex-governador e o PSB teria demonstrado “que é plenamente possível duas forças com projetos diferentes e princípios iguais se juntar na hora de interesse do povo brasileiro”.

Já Alckmin declarou: “Não é hora de egoísmo, é hora de generosidade, grandeza politica, desprendimento e união. Politica não é uma arte solitária. A força da política é centrípeta, e vamos somar esforços para a reconstrução do nosso país”.

Ao se referir à disputa eleitoral, o ex-governador paulista criticou a atual gestão de Jair Bolsonaro (PL) como “um governo que atenta contra a democracia e as instituições”.

Por Ultima Hora em 13/04/2022

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

A tragédia do CT Ninho do Urubu, leia no Informe Tribuna
08 de Abril de 2021

A tragédia do CT Ninho do Urubu, leia no Informe Tribuna

Cantora Transex Portuguesa Patricia Ribeiro faz harmonização facial
23 de Abril de 2024

Cantora Transex Portuguesa Patricia Ribeiro faz harmonização facial

Dr. Floran Kongoli fala sobre a Importância da Sustentabilidade na Indústria Agrícola Brasileira
30 de Julho de 2024

Dr. Floran Kongoli fala sobre a Importância da Sustentabilidade na Indústria Agrícola Brasileira

A cantora dividiu a novidade através das redes sociais 
11 de Maio de 2024

A cantora dividiu a novidade através das redes sociais 

Aguarde..