'Pupilos de Paes' e Veteranos: A Nova Configuração do Poder no Rio de Janeiro

Eduardo Paes Revela Equipe para Quarto Mandato

'Pupilos de Paes' e Veteranos: A Nova Configuração do Poder no Rio de Janeiro

Prefeito reeleito inicia anúncios de sua equipe para o quarto mandato, mesclando continuidade e renovação

O prefeito reeleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), deu início a uma série de anúncios que revelam gradualmente os nomes que comporão seu secretariado para o mandato 2025-2028. Esta movimentação marca o início de uma significativa reorganização na administração da cidade maravilhosa.

Em uma sequência de declarações nas redes sociais e à imprensa, Paes tem divulgado os escolhidos para as diversas pastas, demonstrando uma estratégia que mescla continuidade em áreas consideradas bem-sucedidas com renovação em outras secretarias.

"Essa semana começo a anunciar novos dirigentes que estarão a meu lado e do vice-prefeito Eduardo Cavaliere ao longo dos próximos 4 anos", afirmou Paes, dando o tom do que promete ser uma semana de intensas revelações.

Entre as principais mudanças anunciadas até o momento, destaca-se:

  1. Edson Menezes, conhecido como Edinho Flat, atual subprefeito da Zona Oeste, assumirá a Secretaria de Coordenação Governamental, substituindo Jorge Arraes, que será realocado em outra função ainda não revelada.
  2. Didi Vaz (PSD), vereador eleito e parte do grupo "Pupilos de Paes", foi nomeado como novo secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos. Com a saída de Vaz da Câmara dos Vereadores, quem assume sua vaga é o primeiro suplente do PSD, Pastor Deangeles Percy, da Igreja Universal do Reino de Deus.
  3. Lucas Padilha, jovem talento que já esteve à frente das secretarias de Meio Ambiente e da Casa Civil, assumirá a pasta da Cultura, substituindo Marcelo Calero, que pediu para reassumir seu mandato na Câmara dos Deputados.
  4. Guilherme Schleder, deputado estadual licenciado e um dos mais antigos colaboradores de Paes, deve continuar na Secretaria de Esportes.
  5. O Vereador Luiz Ramos Filho assume Defesa dos Animais.
  6. Jorge Arraes é anunciado como novo presidente da Comlurb
  7. A servidora Rosemary Carvalho assume a Controladoria Geral do município e Sidney Levy assume Invest.Rio.
  8. Jessick Trairi, Secretária de Infraestrutura do Município do Rio sai e entra Wanderson Santos.
  9. Maína Celidonio continua como secretária de Transportes.
  10. Claudia Secin segue na presidência do BRT Mobi-Rio.
  11. O prefeito também anunciou Leonardo Edde como presidente da RioFilme
  12. Andrea Riechert permanece na Fazenda.
  13. Helena Werneck segue na Secretaria municipal da Pessoa com Deficiência
  14. Indicou que Bernardo Fellows, atual chefe executivo de Eventos e Grandes Eventos da Cidade do Rio, deve assumir a presidência da Riotur, substituindo Patrick Corrêa.

Renan Ferreirinha que anda sumido e era aclamado na greve dos servidores, deve voltar ao Rio e reassumir a Educação, considerando que a crise com os servidores da educação está sendo abafada e a greve acabou, ademais Calero vai ressumir a vaga de Deputado e voltar para Brasília.

O Deputado Daniel Soranz deve continuar controlando a Secretária de Saúde a distância até 2025, até Caio Vianna assumir a Secretaria de Governo no novo ciclo Wladimir Garotinho em Campos que se inicia a partir de 2025. Jones Moura deve ser o Deputado Federal do PSD-RJ.

Na Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS o Impasse é Otoni de Paula que rachou o campo Bolsonarista e Evangélico e a fiel Deputada Laura Carneiro. 

Na cota da Esquerda

Everton Gomes indicação PDT deve permanecer na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) 

O ex-petista e Vereador Marcio Santos deve ser o novo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário do Rio de Janeiro para acalmar os ânimos do PC do B e PV e abrir vaga na Câmara para suplente Luciana Novaes, e o vereador de Quaquá 'Niquinho'.

Diego Zeidan filho de Quaquá deve assumir a Habitação no lugar de Caiado

Vereadora do PT Tainá de Paula deve voltar para o Ambiente e Clima

Adilson Pires (Ex-vice de Paes e Pai do Vereador ou Tiago Santana (Presidente do PT Carioca ligado a Benedita e 3º Suplente do PT) brigam pela Secretaria Especial de Cidadania - SECID

Ricardinho assume a Fundação Parques e Jardins

Vereador Edson Santos ex-ministro de Lula também é cotado para ter um espaço no Governo Paes, por sua lealdade.

Veteranos Permanecem

Paes tem feito questão de enaltecer o trabalho dos secretários que permanecem em seus cargos. Sobre Maína Celidonio e Claudia Secin, por exemplo, o prefeito afirmou: "Competentes e diligentes, essas duas fizeram uma revolução no BRT e vão avançar ainda mais nos próximos 4 anos!"

A formação do novo secretariado reflete a estratégia de Paes de equilibrar experiência com renovação. A inclusão de novos nomes, como Didi Vaz e Lucas Padilha, demonstra a intenção de promover jovens talentos e fortalecer laços políticos, enquanto a manutenção de secretários como Maína Celidonio e Andrea Riechert sinaliza a continuidade de políticas consideradas bem-sucedidas.

À medida que mais nomes forem anunciados, a composição completa do secretariado deverá revelar as prioridades e alianças políticas que nortearão a gestão de Paes nos próximos quatro anos. A expectativa é que o prefeito continue fazendo anúncios nos próximos dias, completando assim o quadro de sua equipe para enfrentar os desafios da administração municipal do Rio de Janeiro.

A sociedade civil e os setores envolvidos aguardam com expectativa os próximos desdobramentos e a possível implementação de novas políticas públicas para a cidade do Rio de Janeiro. Paes promete manter a cidade em suspense até que todo o secretariado seja revelado, definindo assim o rumo da gestão municipal para os próximos quatro anos.

Em atualização ...

#EduardoPaes #PrefeituraDoRio #NovoSecretariado #GestãoMunicipal #PoliticaRJ #TransportePublico #CulturaRJ #AdministraçãoPública #DesenvolvimentoUrbano #RioDeJaneiro 

 

Por Ultima Hora em 09/12/2024
Publicidade
Aguarde..