Quaquá muda de posição depois que nome de Diego Zeidan não emplacou e diz que PT pode abrir mão de vice na chapa de Paes

Ministra Anielle Franco

Quaquá muda de posição depois que nome de Diego Zeidan não emplacou e diz que PT pode abrir mão de vice na chapa de Paes

O PT está direcionando sua preferência para a escolha do vice na chapa de Eduardo Paes, visando a eleição municipal de 2024 no Rio de Janeiro, há meses atrás o Deputado Federal Quaquá, declarou nas suas Redes Sociais:

"O PT pleiteará sim a vice de Eduardo Paes

Não temos dúvida que o melhor para o Rio e para o fortalecimento da base de apoio do governo do presidente Lula será o apoio à reeleição do prefeito Eduardo Paes, agora para prefeito, depois para governador na chapa da reeleição do presidente Lula.

Mas Eduardo não pode querer ter tudo. Precisa ceder a vice para o PT. Alguns nomes estão surgindo e são legítimos, como a da vereadora e secretaria Tayna de Paula; do ex vice prefeito Adilson Pires ou do nosso ex presidente da Alerj e quinto colocado para o senado e Sub chefe de assuntos federativos André Ceciliano.

Mas a experiência mais importante é mais exitosa do PT na história do RJ é a prefeitura de Maricá, onde o PT faz uma revolução política e administrativa ja há 15 anos com Quaqua e Fabiano Horta. A cidade tem os deputados estaduais Renato Machado e Zeidan e Quaquá Federal; além do presidente do PT do Estado, Joãozinho. E eu na bancada de vereadores na capital.

Portanto, o melhor nome para vice de Eduardo Paes é o vice-prefeito de Maricá e atual secretário de desenvolvimento econômico solidário do governo Eduardo Paes, Diego Zeidan. Com ele garantiremos para o povo do Rio as políticas exitosas e populares de Maricá.", 

Leia ainda: Lula e Paes, Maricá e André Ceciliano, vai dar samba no Rio em 2024

Qua-quá é conhecido por ser personalista e tratorar quem não segue suas opiniões e talvez vendo que o nome de Diego Zeidan que ele indicou não emplacou, o vice-presidente do partido, mudou sua posição e declarou nesta 2ª feira (15.jan.2024) que a legenda pode abrir mão da indicação em entrevista à CNN Brasil.

A prioridade do PT é a reeleição do Lula em 2026. O Eduardo Paes deve deixar a prefeitura para disputar o governo, portanto vai escolher alguém da sua confiança. Nossa relação com ele não admite faca no pescoço”, afirmou Quaquá.

O nome de Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, é o mais cotado para uma composição de chapa com Paes. Anielle disse que pretende se filiar ao PT ainda no início deste ano, em entrevista à CNN em 5 de janeiro. 

O ex-deputado André Ceciliano (PT-RJ), atualmente em cargo na ??Secretaria de Relações Institucionais do governo, também é cogitado para integrar a chapa. 

Deputado Quaquá, vice-presidente do PT, admite que partido pode ficar fora da chapa de Paes este ano

“A prioridade do PT é a reeleição do Lula em 2026. Eduardo Paes deve deixar a prefeitura para disputar o governo, portanto vai escolher alguém da sua confiança. Nossa relação com ele não admite faca no pescoço”, disse Quaquá

 A secretária do Meio Ambiente, Tainá de Paula, também do PT, admitiu que o prefeito pode não querer o PT em seu palanque:

— O PT carioca foi categórico na vontade de indicar o vice, é o partido de Lula, nada mais justo. Mas, tem ônus também: seria interessante para o prefeito ter um nome que polarize diretamente com a extrema-direita? Seria interessante ter a esquerda ou ela irá pulverizar votos? É preciso ver as pesquisas. Eu mesma adoraria ser candidata à prefeitura, mas as vezes as responsabilidades falam mais alto — disse Tainá ao GLOBO.

Presidente do PT no Rio, João Maurício, garantiu que o partido vai apoiar Paes:

— Esse é o caminho do partido, vamos apoiar o Paes. Hoje tem uma maioria esmagadora que defende a aliança e a reeleição do prefeito. Vamos conversar com o PSD e o Paes para ter a vice e tenho certeza que no momento oportuno isso será anunciado. Temos um pleito pelo espaço.

Nos bastidores, além dos cotados, a ministra Anielle Franco, que deveria se filiar ao PT, o secretário de Assuntos Federativos André Ceciliano e o PT ainda tem os secretários municipais Tainá de Paula (Meio Ambiente), Adilson Pires (Assistência Social), Diego Zeidan (Desenvolvimento Econômico Solidário) e Felipe Santa Cruz (Governo), como opção, logo não tem porque o Deputado Federal Qua-quá, que parece mandar no PT Rio mudar sua posição e abrir mão do acordo feito pela vice com Paes, afinal Partido politico é feito para disputar eleições e o PT cresceu por sempre disputar as prefeituras nas capitais, ganhando ou perdendo.

Em São Paulo por exemplo pela primeira vez o partido não encabeçar uma chapa, mas vira na vice e quer saltar de 4 para 20 prefeitos em São Paulo em 2024, diferente do Rio que só disputará onde Quaquá tem influência.

Leia ainda: PT quer saltar de 4 para 20 prefeitos em São Paulo em 2024

Marta Suplicy volta para o PT e abre sua residência, nos Jardins, para o primeiro encontro hoje com Boulos

 

Com informações Poder 360 e o O Globo

Por Ultima Hora em 16/01/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Carlos Lupi anuncia realização de concurso com 1.500 vagas para perito médico federal em 2024
25 de Outubro de 2023

Carlos Lupi anuncia realização de concurso com 1.500 vagas para perito médico federal em 2024

Deputado Carlos Minc (PSB), quer funcionamento do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Conema) que passa a ser regulamentado por Lei
19 de Julho de 2023

Deputado Carlos Minc (PSB), quer funcionamento do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Conema) que passa a ser regulamentado por Lei

Maricá celebra aprovações recordes nos projetos Pré-ENEM e Pré-UERJ
18 de Fevereiro de 2025

Maricá celebra aprovações recordes nos projetos Pré-ENEM e Pré-UERJ

Empreender requer dedicação e força de vontade
07 de Dezembro de 2023

Empreender requer dedicação e força de vontade

Aguarde..