Quem Ocupa O MDH? 

Presidente Lula e Martvs das Chagas atual diretor da EMGEA e Secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT .

Quem Ocupa O MDH? 

 Ainda com muita perplexidade, com as denúncias de assédio sexual e moral contra o ex ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida, o governo federal sob liderança do presidente Lula, o movimento negro e parte da sociedade civil organizada, que atua com a pauta dos direitos humanos no Brasil, começam a pensar no futuro, nos possíveis nomes em substituição a Silvio Almeida . 

 Silvio Almeida, é sem dúvida alguma, dos melhores quadros políticos da sua geração e era um dos nomes possíveis em substituição, em um futuro próximo, ao presidente Lula.

O fato é que com essa avalanche de denúncias, não só a da ministra titular da pasta do MIR  Anielle Franco, mas de outras mulheres e também de denúncias de assédio moral , a trajetória politica de Silvio Almeida, fica muito inviabilizada, mesmo que em algum tempo , ele consiga provar na justiça sua inocência, o estrago já é praticamente consumado , em uma sociedade punitivista, racista e violenta. 

Com a habilidade politica que lhe é peculiar, o presidente Lula , agiu rápido, no sentido de contornar a crise e já começa a pensar nos nomes que podem substituir Silvio no MDH que está ocupado interinamente pela Ministra Esther Dweck.

Lula seguramente já pensa em 2026 , mesmo que negue , o que deve ser sua última disputa de reeleição presidencial, sua despedida da presidência da república e da administração pública, muito possivelmente como o maior presidente da história da república brasileira , como um dos maiores estadistas e políticos da historia da humanidade. 

Muito possivelmente já em novembro , ele deve começar a remontar o governo , com base no mapa eleitoral brasileiro, estado a estado e disso sairá o time “ Lula 2026 , o último ato ! “

O escândalo que derrubou Silvio, antecipou ao menos uma mexida , que talvez nem estivesse nos planos e agora ele precisa encontrar um nome que substitua o de Silvio Almeida , com estatura política e com amplitude e serviços reconhecidos pela sociedade civil organizada, parte importante da sua base politica social e ideológica. 

A pauta dos direitos humanos é “ cara , é importantíssima para o governo Lula “ , devido ao cenário interno e externo, com guerras , violações de direitos , uma conjuntura desafiadora e em muitos casos de retrocessos violentos .  Silvio , homem negro , acadêmico e com um perfil muito talhado a superação desses desafios , deixa também essa questão para Lula e seu governo , o nome que vai substituí-lo , deve ter estes predicados e se possível alguns outros mais.

Essa pasta que já contou com nomes como os de Paulo Vannuchi a Maria do Rosário , tem hoje desafios imensos , como a questão carcerária brasileira e um debate que reeduque a sociedade brasileira, sobre o que são direitos humanos, sua importância e como ele é fundamental, para que uma sociedade seja desenvolvida, justa , onde as pessoas tenham dignidade e qualidade de vida . São preceitos fundamentais, constitucionais . 

Nas nossas apurações dois nomes do PT , figuras nacionais , que contam com a chancela do movimento negro brasileiro, com o apoio de instituições como CUFA , MNU , EDUCAFRO e de muitos artista, pessoas públicas que militam e defendem a causa dos DHs , são o de dois amigos : “ Martvs das Chagas e Elói Ferreira de Araújo .” 

Martvs das Chagas , atual diretor da EMGEA , uma empresa publica do governo federal , pouco conhecida do povo brasileiro, secretário nacional de combate ao racismo do PT , foi um dos coordenadores da campanha do presidente Lula e da sua transição, sendo cotado a época como um dos possíveis ministros a ocupar o MIR , sendo preterido , mesmo com apoio do movimento negro brasileiro pela atual ministra Anielle Franco, dizem colocada pela primeira dama Lula Janja da Silva , para além das suas qualidades, pois Janja a queria ministra das mulheres, o que foi alvo de contestação das mulheres do movimento social brasileiro, principalmente as mulheres do PT que historicamente tem muita força nesse debate , fazendo com que a primeira dama pedisse ao presidente Lula para coloca - la , no MIR . 

“ Ex Ministro Elói Ferreira de Araújo, Presidente Lula , Teresa Cristina, Antônio Pitanga , Martinho da Vila ( anfitrião do encontro) , Gabi Amarantos e o mestre Paulinho da Viola , em encontro na época da campanha, com artistas em apoio ao presidente Lula . “

Martvs tem uma trajetória de muitos serviços prestados aos governos do PT e também muito ligada a Elói Ferreira de quem é amigo e trabalhou junto inúmeras vezes ,  na SEPPIR - PR , Fundação Cultural Palmares e quando Eloi Ferreira , atuou como subsecretário de Estado de Direitos Humanos e Assistência Social, na gestão do ex Chefe da Polícia Civil e ex deputado estadual Zaqueu Teixeira , governo Sérgio Cabral , tendo uma vasta é exitosa carreira na administração pública. Martvs hoje está na EMGEA , uma empresa muito importante do ponto de vista estratégico ao país . Ele é um bom nome e um excelente quadro político e técnico para atuar na gestão dos DHs .

A época outro nome muito falado para a SEPPIR - PR , foi do ex ministro de Lula , Elói Ferreira de Araújo, também ex presidente da Fundação Cultural Palmares na gestão da Presidenta Dilma Rousseff. 

Elói uma figura querida , amigo do Presidente Lula , ambos tem o PT e o Vasco como paixões , a causa anti racista e entraram para a história assinando o “ Estatuto da Igualdade Racial “ , a Lei Federal 12.288 de 20 de Julho de 2010 “ um marco na luta por igualdade de oportunidades, um arcabouço legal vigoroso para a luta anti racista brasileira,, constantemente celebrado como um marco no combate ao racismo no Brasil e foi muito atuante na campanha do presidente no Rio de Janeiro, ajudando no encontro com artistas, junto ao movimento negro e na articulação política com quadros das diversas forças, tendo muito carinho e reconhecimento do presidente Lula . 

Elói conta com o carinho de muita gente no PT, como da ex presidenta da república Dilma Rousseff, atual presidente do Banco dos BRICS , da presidente do PT nacional e deputada Federal Gleisi Hoffman , do vice presidente do PT nacional e também deputado federal Washington Quaquá Siqueira , o ministro Alexandre Padilha , o presidente do BNDES Aloísio Mercadante , do(a)s deputado(a)s Lindbergh Farias , Benedita da Silva , do secretário nacional de assuntos federativos André Ceciliano, do atual ministro do Supremo Flávio Dino , do ex chanceler Celso Amorim , Senador Paulo Paim , da atual Secretaria Nacional de Cultura do PT Vivi Martins e até do atual líder da bancada de deputados federais fluminense Aureo Ribeiro, outro que tem estado muito próximo do presidente Lula .

Procuramos fontes no planalto e alguns chegam vislumbrar a possibilidade de atuarem juntos , já que com a saída de Não faltam nomes de qualidade , com contribuições e envergadura política para eventuais substituições, sendo a politica no planalto dinâmica e sempre na ordem do dia , já que 2026 está na porta e o Presidente Lula deve ser candidato para a gestão final da sua história como o maior presidente da história do Brasil e uma das figuras politicas mais importantes da história mundial . 

Que esse caso seja logo solucionado , e que as pessoas envolvidas possam seguir suas trajetórias em paz , havendo punição, provando - se atitudes não compatíveis com o bom comportamento de gestore(a)s públicas.

Que a sabedoria do presidente Lula o guie na escolha da manutenção dessas pessoas , não havendo injustiças, ou que sejam trocas com quadros políticos que possibilitem a aplicação das políticas públicas, chegando principalmente ao povo que mais precisa

Vamos acompanhar esse caso .

Por Ultima Hora em 08/09/2024
Publicidade
Aguarde..