Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Ministério da Cultura e Centro de Articulações de Populações Marginalizadas - CEAP apresentam “Quem Tem Medo de Mulher Preta no Samba e no Carnaval? Saberes Tradicionais, Acadêmicos e Artísticos”, mesa de debates no dia 25 de julho, no Museu do Samba, aberto ao público.
Alusivo ao dia 25 de julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. 25 de Julho não é uma celebração, é uma data em que as mulheres negras, indígenas e de comunidades tradicionais refletem e fortalecem as organizações voltadas às mulheres negras e suas diversas lutas.
O evento celebra a força e a resistência das mulheres pretas que moldaram a história do samba e do carnaval. Entre elas, destaque para figuras inspiradoras como Tia Ciata, que desempenhou um papel crucial na consolidação do samba no Rio de Janeiro; Dona Ivone Lara, a primeira mulher a fazer sucesso como compositora de samba-enredo; e Leci Brandão, uma voz ativa na luta pelos direitos das mulheres e pela igualdade racial.
O evento contará com a participação de mulheres incríveis como Selminha Sorriso, primeira porta-bandeira da Beija-Flor; Nilcemar Nogueira, museóloga e uma das fundadoras do Museu do Samba; Evelyn Bastos, Rainha de Bateria da Mangueira; Nilce Fran, presidente da Escola de Samba Rosa de Ouro; e a Professora Dra. Helena Theodoro. Juntas, elas trarão debates enriquecedores na mesa principal: “Quem tem medo de mulher preta no Mundo do Samba e do Carnaval?”
"Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela” Angela Davis.
Dia 25 de julho, das 16h às 22h, no Museu do Samba.
16h - Abertura do evento
16h40 - Apresentação dos projetos e coletivos
17h - Roda de Conversa Mutirão do Amor: Articulação em Rede Pautado Nas Políticas Públicas de Assistência Social.
18h - Apresentações das oficinas do Projeto Mutirão do Amor e Didáticas Urbanas
19h30 - Início da mesa - Quem Tem Medo de Mulher Preta no Mundo do Samba e do Carnaval?
21h - Fala de Encerramento com Aline Simplício
Museu do Samba
R. Visc. de Niterói, 1296 - Mangueira
RETIRE SEU INGRESSO:
https://www.sympla.com.br/quem-tem-medo-de-mulher-preta-no-samba-e-no-carnaval-saberes-tradicionais-academicos-e-artisticos__2544575
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!