Quer descobrir escândalos políticos? Fale com a mulher dos envolvidos

Quer descobrir escândalos políticos? Fale com a mulher dos envolvidos

 

 

A história tem precedentes

Desde a redemocratização do país que a República vem sendo sistematicamente enodoada com escândalos atrás de escândalos e a imprensa está aí pra provar. E as mulheres e ex-mulheres dos envolvidos também. Basta olhar pra traz um pouco e ver quantos crimes de corrupção, maracutaias e toda sorte de ilícitos na política brasileira vieram à tona por conta de depoimentos, entrevistas ou mesmo a revolta escancarada no rosto de uma mulher que se sentia lesada por algum fato ou pessoa. Hoje não foi diferente.

Um novo nome aparece

Gabriela Santiago Cid, que até então era apenas um nome citado na denúncia de corrupção e fraude no cartão de vacinação da família e do ex-presidente Bolsonaro, se materializou, hoje, em carne, osso e verbo, na sede da Polícia Federal. Ela admitiu que usou cartão de vacinação adulterado para viagens internacionais, mas apontou o marido, Mauro Cid, ajudante de ordens de Bolsonaro, o responsável pelo ilícito.

Mauro Cid 'bomba'

Em seu depoimento, ontem, Mauro Cid ficou calado. Talvez por estratégia, talvez esperando um aceno afetuoso do "chefe". Mas depois do depoimento de sua senhora, a aposta nos bastidores de Brasília é de que é questão de tempo ele implicar Bolsonaro. Se a história seguir seu rumo e se repetir, isso vai acontecer.

Culpado

Outro bolsonarista que está no "banco dos réus" é o ex-presidente da Funai, Marcelo Xavier. Ele foi indiciado pelo crime de omissão e homicídio com dolo eventual no assassinato que chocou o país em junho do ano passado: o do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Philips, mortos covardemente no Vale do Javari, interior do Amazonas. Segundo a Polícia Federal, o então gestor poderia ter agido para evitar o cenário de violência naquela região.

Enfrentamento

E por falar nos crimes diversos e organizados que assolam a Amazônia como um todo, o Ministério da Justiça e Segurança Pública prepara um super Plano de Segurança, com investimentos em quase R$ 2 bilhões para combater de frente e com armas o crime na região amazônica. O anúncio será em breve.

Zelensky cerca Lula

Se não for dessa vez será muita falta de sorte do presidente da Ucrânia, ou falta de vontade do governo brasileiro. Mas a verdade é que Volodymyr Zelensky quer aproveitar a cúpula do G7, que acontece até domingo, 21, em Hiroshima (Japão), para se encontrar com Lula, que já está em terras japonesas. O chefe da Ucrânia, inclusive, já formalizou pedido de encontro com o presidente brasileiro ao Itamaraty.

Agenda cheia

O encontro entre os dois chefes de Estado vai depender, também, do volume de compromissos que Lula terá na cúpula até o próximo domingo. Nestes três dias, o brasileiro terá encontro com autoridades de 7 países, além do secretário-geral da ONU, Antônio Guterres.

Mais encontros

No retorno ao Brasil, na próxima semana, o presidente Lula já tem outra agenda internacional, mas desta vez ele será o anfitrião. O Brasil vai sediar a reunião de presidentes dos países da América do Sul no dia 30 de maio.

Força rasa

O deputado federal cassado, Deltan Dallagnol (Podemos-PR), desembarcou em Curitiba nesta sexta-feira, 19, mas a recepção que o esperava estava muito aquém do esperado para a demonstração de apoio. Esvaziada foi a forma como a imprensa tratou o fato.

Mudanças

No final do mês de junho, após publicação do decreto presidencial, a nova Carteira de Identidade Nacional não mais terá o campo que indica o sexo do seu titular e nem a distinção  entre nome social e de registro. As modificações foram determinadas pelo Ministério da Gestão atendendo pedido do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

Por Coluna Valéria Costa em 19/05/2023
Publicidade
Aguarde..