Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Vocês sabiam que os cães braqueocefalicos (Pug, Shih Tzu, Lhasa Apso, Buldogue Francês), devido suas características anatomicas como focinho mais achatado, olhos protuberantes
são propensos a ter Ceratoconjutivite Seca e ulcera de córnea
A ulcera de córnea é caracterizada por lesão na superfície ocular com tamanho e profundidade variável. Essa Lesão além de causar muita dor a úlcera de córnea é considerada uma emergência oftálmica, devido a potenciais riscos de perda da visão.
As principais causas da úlcera de córnea são ocasionadas por trauma
por brigas, abrações, quando coça o próprio olho, além da presença de corpos estranhos, no entanto fatores como a deficiência lacrimal e doenças de palpebrais são fatores predisponentes.Os principais sinais clínicos são: lacrimejamento excessivo , coceira nos olhos, secreção ocular, olhos mais fechados, vermelhidão e a córnea muda de cor, ganhando tonalidade esbranquiçada ou azulada.
Quanto ao diagnóstico e tratamento da úlcera de córnea deve ser feito por um veterinário oftalmologista que utilizará o teste de fluoresceína, um corante vital que confirma a lesão destacando a área com uma coloração verde fluorescente.
O tratamento dependerá da extensão e profundidade da lesão ,o tratamento pode ser clínico, com o uso de colírios antibióticos, cicatrizantes e analgésicos, ou pode ser cirúrgico.
Texto; Médica veterinária Priscila gomes da Silva
Crmv 11546 @pri.vetconsultorio
Por; Aylla Amancio
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!