Rainha Diambi Kabatusuila aproveita visita ao Brasil para buscar parcerias de negócios

Rainha  Diambi Kabatusuila aproveita visita ao Brasil para buscar parcerias de negócios

Recepcionada pelo presidente Josier Vilar, por Célia Domingues, Presidente do Conselho de Comunidades, Novos Negócios e Economia Solidária, e representantes do  Conselho da Associação Comercial do Rio de Janeiro, matriarca bantu falou sobre cooperação e intercâmbio para fomentar negócios entre Brasil e República do Congo.

O mês que marca as celebrações em torno do Dia da Consciência Negra, atrai o olhar aguçado de quem tem na luta por políticas que favoreçam a igualdade de oportunidades, sempre um tema importante para discutir. Dentro deste contexto, as relações entre África e Brasil

tornam-se cada vez mais sólidas quando autoridades como a rainha Diambi Kabatusuila

chega ao país para uma série de compromissos que englobam cidades como o Rio de Janeiro, Salvador e Poços de Caldas, que receberão a majestade líder do Povo Bena Tshiyamba de Bakwa Indu, da região central de Kasaï, na República Democrática do Congo.


No Rio de Janeiro desde o fim de semana, a rainha da Ordem do Leopardo visitou a Associação Comercial do Rio de Janeiro, onde foi recebida pelo presidente Josier Villar e todo Conselho da centenária instituição, incluindo Célia Domingues, presidente do Conselho de Comunidades Novos Negócios e Economia Solidária. Bastante emocionada, a empreendedora social, que também preside a Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil, falou da importância da presença de Sua Majestade no local. 


“ É um prazer imenso estar nessa mesa. São muitos anos, décadas tentando conquistar o nosso espaço, e é justamente essa união entre África e Brasil que farão essa transformação. Hoje nós temos voz e precisamos dar as mãos para que a educação possa ser esse agente de transformação para o que nós pretendemos para o mundo”, disse Célia ao relacionar a cultura, especialmente a das escolas de samba, como um viés potente de aprendizado na luta antirracista e como janela para uma maior visibilidade de África enquanto potência  cultural, econômica e social. 


Durante o encontro, a rainha Diambi Mukalengna Mukaji wa Nkashama recebeu de todos os membros do Conselho em seus diferentes segmentos, possibilidades de cooperação e intercâmbio para o desenvolvimento econômico e uma maior aproximação entre Rio de Janeiro e Congo. Tendo a Economia Criativa como um dos vieses, a autoridade real recebeu de Célia Domingues um presente especial: uma boneca confeccionada pelas artesãs da AMEBRAS. O souvenir, feito de garrafa pet, é um dos produtos produzidos por meio das oficinas realizadas pela entidade.


A rainha Diambi fica na cidade até a próxima quinta-feira, quando embarca para Salvador.

Por Ultima Hora em 05/11/2024
Publicidade
Aguarde..