Raphaely Luz fala sobre Inclusão LGBTQIA+ na Quinta Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Na quinta edição da Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a secretaria do LGBTQIA+ destacou a importância de transversalidade da pauta LGBTQIA+ em diversos setores sociais. Raphaely Luz, representante da secretaria, explicou como a inclusão dessas pessoas é essencial em todos os espaços, uma vez que existem indivíduos LGBTQIA+ em todas as esferas sociais, incluindo pessoas com deficiência, autistas e outros grupos marginalizados.

Projetos de Inclusão e Empoderamento

Raphaely Luz detalhou os quatro principais programas da secretaria:

  1. Acolher Mais: Este programa visa fortalecer e criar casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ que rompem vínculos familiares e ficam sem abrigo. A ideia é ampliar esses espaços para evitar que essas pessoas acabem nas ruas.

  2. Empodera Mais: Focado na capacitação e empregabilidade de pessoas LGBTQIA+, o programa busca parcerias com grandes empresas para abrir portas no mercado de trabalho. Rafa compartilhou sua própria experiência, destacando a dificuldade de conseguir emprego devido ao preconceito, apesar de possuir um currículo extenso.

  3. Retifica Mais: Este programa trabalha para facilitar a retificação do nome de pessoas transexuais e não-binárias, uma vez que os custos desse processo podem ser elevados.

  4. Bem Viver Mais: Destinado a comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas, o programa reconhece que a pauta LGBTQIA+ atravessa todas as outras, assegurando que indivíduos LGBTQIA+ nessas comunidades também recebam apoio e reconhecimento.

A Luta pelos Direitos LGBTQIA+

Raphaely Luz ressaltou a importância dos movimentos sociais na conquista dos direitos LGBTQIA+, mencionando que a luta começou na década de 1969, com eventos como o Stonewall nos Estados Unidos. Ele também destacou a evolução na percepção do HIV, que anteriormente era altamente estigmatizado e associado apenas à população LGBTQIA+. Hoje, o Ministério da Saúde oferece tratamento e conscientização, ajudando a desestigmatizar a condição.

O Papel da Internet na Visibilidade LGBTQIA+

A internet foi apontada como um grande avanço na visibilidade e na voz da comunidade LGBTQIA+. Raphaely Luz enfatizou que, apesar da importância das redes sociais, a luta também acontece nas ruas e na vida real, não apenas atrás das telas.

Mensagem Final de Apoio

Raphaely Luz deixou uma mensagem final incentivando aqueles que sofrem qualquer tipo de violência ou preconceito a buscar ajuda. Ele destacou o serviço do Disque 100 é uma iniciativa do MDHC e que também atende pessoas LGBTQIA, é aberto a todas a violações de direitos humanos uma ouvidoria especializada para atender à população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade.

A Secretaria do LGBTQIA+ está comprometida em fornecer suporte e lutar pelos direitos de todos, assegurando que ninguém se sinta sozinho ou desamparado.

Por Jéssica Porto e Robson Talber/ Repórter Ralph Lichotti
 

Por Ultima Hora em 17/07/2024
Publicidade
Aguarde..