Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Magistrados, procuradores, promotores, defensores públicos, advogados, servidores, familiares e amigos lotaram o Plenário Desembargador Estenio Cantarino Cardozo nesta segunda-feira (21/10), prestigiando a desembargadora Renata Maria Nicolau Cabo, empossada no cargo durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A desembargadora Renata Cabo vai ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Maurício Caldas Lopes.
Integrante da lista tríplice de candidatos do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) ao cargo de desembargador pelo quinto constitucional, definida pelo Órgão Especial no dia 14/10, a nova desembargadora foi nomeada, no mesmo dia, pelo governador Cláudio Castro, através de decreto publicado no Diário Oficial do Estado.
Renata Cabo, que atuou durante 32 anos no Ministério Público, se dirigiu ao plenário para prestar juramento e assinar o livro de posse acompanhada pelo desembargador Custódio de Barros Tostes e a desembargadora Lúcia Regina Esteves de Magalhães.
Sob aplausos, a desembargadora Renata Cabo foi conduzida no Plenário Desembargador Estenio Cantarino Cardozo pelo desembargador Custódio de Barros Tostes e a desembargadora Lúcia Regina Esteves de Magalhães
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, conduziu a cerimônia e saudou a nova desembargadora, enaltecendo sua competência.
“Hoje estou sentindo uma alegria muito grande, pois sei que ela será uma excelente desembargadora. Ela sempre amou o Ministério Público, mas queria vivenciar outras experiências. Sei que estamos recebendo uma das melhores procuradoras, com um olhar diferenciado para o Judiciário. Estamos muito felizes em recebê-la aqui em nossa Casa que, agora, também é sua”, destacou o presidente do Judiciário fluminense.
Representando os magistrados, o desembargador Fernando Cerqueira Chagas elogiou a determinação da nova colega para iniciar uma mais etapa de sua carreira
Representando os magistrados do TJRJ, o desembargador Fernando Cerqueira Chagas destacou a determinação da nova desembargadora, que teve seu nome indicado em três listas do MPRJ como candidata ao cargo.
“Você deve saber o significado do seu nome. Renata significa renascida. Como você lutou para estar aqui! Quanta resiliência, garra e determinação, sempre renascendo dignamente, na sucessão das listas tríplices que se formavam. Na vida, Renata, recebemos de volta aquilo que transmitimos. Essa é muito você. A sua chegada é repleta de simbolismo. Com exatos 30 dias de primavera, a estação do renascimento, a estação da Renata, você, com um lindo sorriso, entra suavemente pela porta da frente desta Corte.”
Em seu discurso de posse, muito emocionada, a desembargadora fez questão de agradecer aos pais, Renato e Maria do Carmo, aos filhos Vicente e Isabel, aos irmãos Leonardo e Ana Paula, e ao companheiro Cláudio, que a apoiaram em todos os momentos de sua carreira profissional. Ela prometeu, nesse novo desafio, seguir os mesmos passos que escolheu em sua trajetória, desde que ingressou na faculdade de Direito.
“Há 39 anos, ingressei na faculdade de Direito, e buscava, com a vida jovem, realizar os ideais de justiça que aprendi a aparentar, fruto da criação que recebi de meus amados pais, Renato e Maria do Carmo. Prometo, diante de Deus e de Vossas Excelências, uma magistratura séria, dedicada, comprometida com os ideais que me são mais caros. Honestidade, trabalho árduo, humanidade no trato com todos, um atuar pautado pela justiça, na defesa dos direitos humanos e da Constituição da República. ”
Em discurso, a desembargadora Renata Cabo agradeceu ao apoio da família e disse que seguirá os mesmos passos firmes que a moveram desde seu ingresso na faculdade de Direito
Sobre a desembargadora
Renata Maria Nicolau Cabo tomou posse no cargo de promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro em 10 de agosto de 1992. Atuou nas comarcas de Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Sumidouro, Carmo, Itaguaí, Araruama, Duque de Caxias e na capital.
Em novembro de 2010, tomou posse no cargo de procuradora de Justiça, assumindo como titular na 57ª Procuradoria de Justiça da Região Especial. Foi membro do Grupo Especial de Atuação Integrada Regional do Ministério Público – GEAIR (2011/2012).
Desde agosto de 2016, atuava como titular na 3ª Procuradoria de Justiça da 21ª Câmara de Direito Privado.
Fotos: Felipe Cavalcanti
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!