RenovaBR abre inscrições para processo seletivo com novidades na capacitação de futuros candidatos

Grade de ensino foi reformulada para atender desde iniciantes até políticos experientes

RenovaBR abre inscrições para processo seletivo com novidades na capacitação de futuros candidatos

 

O RenovaBR, escola de formação política, abriu as inscrições para seu novo processo seletivo. O curso vai capacitar pessoas interessadas em disputar cargos eletivos em 2026 e, nesta edição, traz um modelo de ensino reformulado, dividido em três níveis de aprendizado, adaptados à experiência de cada participante.

A grade foi estruturada para atender diferentes perfis, desde aqueles que desejam ingressar na política pela primeira vez até lideranças experientes que buscam aprimorar suas habilidades. “O RenovaBR entra em uma nova fase, ao aprimorar a formação para contemplar diversas trajetórias. A nova dinâmica permitirá um aprendizado mais direcionado e eficaz”, afirma Rodrigo Cobra, diretor-executivo do RenovaBR.

O curso será dividido em três níveis: o primeiro, voltado para aqueles com dinamismo pessoal, social e profissional que desejam ingressar na vida pública; o segundo, para candidatos que já enfrentaram desafios eleitorais e buscam ampliar sua atuação; e o terceiro destinado a políticos consolidados em grandes cidades ou no cenário estadual e federal.

Além da nova estrutura de ensino, o processo seletivo também trará inovações na avaliação dos candidatos. Agora, serão analisados não apenas o histórico e experiência dos inscritos, mas também a compreensão prévia sobre temas relevantes, como educação, saúde, segurança pública e mudanças climáticas. “Queremos garantir que os candidatos tenham uma visão abrangente e estejam preparados para debater questões fundamentais para suas regiões”, destaca Bruna Barros, diretora na instituição.

Em seu oitavo ano de atuação, o RenovaBR reforça seu compromisso com uma formação suprapartidária, baseada em dados e evidências. “Nosso objetivo é preparar líderes para atuarem de forma pragmática e eficiente. Os alunos do RenovaBR se destacam por debates políticos qualificados, pelo compromisso com o diálogo e pela busca por soluções concretas. Nossa escola é o ponto em comum entre tantas pessoas que pensam diferente”, complementa Cobra.

Desde sua criação, a escola já capacitou mais de 3.500 pessoas, das quais 440 foram eleitas. No Sudeste, a presença de ex-alunos do RenovaBR no cenário político é expressiva.

Minas Gerais lidera em número de eleitos com formação na escola: são 11 prefeitos, 6 vice-prefeitos e 64 vereadores. No Congresso Nacional, o estado elegeu Lucas Gonzalez (Novo) e Thiago Mitraud (Novo) como deputados federais em 2018, além de Pedro Aihara (Patriota) e Samuel Viana (PL), eleitos em 2022.

 

São Paulo aparece em seguida, com 11 prefeituras, 6 vice-prefeituras e 52 cadeiras nas câmaras municipais ocupadas por ex-alunos. Na Câmara dos Deputados, foram eleitos Vinícius Poit (Novo) e Tabata Amaral (PSB) em 2018 e reeleita em 2022. Fernando Marangoni (União Brasil) eleito em 2022. Na Assembleia Legislativa, destacam-se Daniel José (Novo), Marina Helou (Rede) e Ricardo Mellão (Novo), todos eleitos em 2018, com Marina reeleita em 2022. Em 2022, também foram eleitos Dani Alonso (PL), Léo Siqueira (Novo), Augusto Zacarias (União Brasil) e Gerson Pessoa (Podemos).

No Espírito Santo, Felipe Rigoni (PSB) foi eleito deputado federal em 2018. Nas eleições municipais, Lucas Scaramussa (MDB) se tornou prefeito de Linhares, enquanto Franco Fiorot (União Brasil) e Delegada Gracimeri (MDB) assumiram as vice-prefeituras de Linhares e Serra, respectivamente. O estado ainda conta com oito vereadores formados pelo RenovaBR.

No Rio de Janeiro, Luiz Lima (PL), Marcelo Calero (PPS), Paulo Ganime (Novo) e Renan Ferreirinha (PSB) foram eleitos deputados federais em 2018. Já Daniel Soranz (PSD) foi eleito em 2022. Nas administrações municipais, Marotto (PL) venceu a eleição para a prefeitura de Mesquita, e Doutora Roberta (PL) se tornou vice-prefeita de Nova Iguaçu. Além disso, o estado contabiliza 12 vereadores com formação na escola, atuando em diferentes municípios.

Por Ultima Hora em 23/04/2025
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Famosos faltam à gravação do especial de fim de ano de Roberto Carlos
30 de Novembro de 2023

Famosos faltam à gravação do especial de fim de ano de Roberto Carlos

Deus, um delírio: 15 anos de um livro polêmico
13 de Setembro de 2021

Deus, um delírio: 15 anos de um livro polêmico

'Tem dinheiro? Enfia naquele lugar! Isso aqui é um templo mágico': Veteranos esculacham Escola Novata de Quaquá acusada de tentar comprar seu caminho para o Grupo Especial
28 de Janeiro de 2025

'Tem dinheiro? Enfia naquele lugar! Isso aqui é um templo mágico': Veteranos esculacham Escola Novata de Quaquá acusada de tentar comprar seu caminho para o Grupo Especial

Por que a inovação não depende somente de inspiração?
02 de Novembro de 2021

Por que a inovação não depende somente de inspiração?

Aguarde..