Resgate da cidadania

Por Rafael Thompson - Especialista em Gestão Pública e Secretário de Estado de Governo do Estado do Rio de Janeiro

Resgate da cidadania

Diminuir os impactos causados pela vulnerabilidade social em momentos de crise exige um esforço redobrado dos governos. E, no Rio de Janeiro, podemos dizer que estamos realizando um trabalho de excelência.

Num cenário de necessidades agravadas pela pandemia da Covid-19 e com recursos escassos, os programas sociais receberam logo no início da crise sanitária prioridade total e tiveram um caminho definido: resgatar a cidadania.

Um golaço com olhar certeiro do Governo do Estado, que, inclusive, lançou em novembro o "RJ Para Todos".

Este programa não fica restrito a prestar atendimento a quem precisa de apoio ou acolhimento; ele busca a reinserção social. É exatamente sobre este projeto que aproveito para pedir a sua atenção hoje.

Criado pelo meu antecessor, o deputado Rodrigo Bacellar, o programa já atendeu 70 mil pessoas nestes meses, com as nossas assistentes identificando as necessidades individuais. Cada cidadão recebe atendimento de acordo com as suas urgências.

Quem busca deixar as ruas pode escolher entre o abrigo e a própria casa. Para este último caso, o governo tem o programa “De Volta à Terra Natal”, responsável pelo retorno de 300 pessoas ao convívio com suas famílias, seja no interior do Rio ou em outros estados do Brasil.

Para quem deseja passar a noite abrigado, o Governo do Estado oferece o Hotel Acolhedor.

São dois endereços na capital fluminense, no Catete e no Centro, onde a população recebe um kit de higiene pessoal, o jantar, o café da manhã e o carinho especial da nossa equipe de assistentes sociais para passar a noite com o coração aquecido. Em nove meses, passaram por lá mais de 53 mil pessoas.

Nosso foco, a partir de agora, talvez seja o mais desafiador do RJ Para Todos: qualificar e dar condições ao assistido de recolocação no mercado de trabalho.

Uma caravana de serviços percorre bairros de cidades da Região Metropolitana e do interior levando, em parceria com outros órgãos do Governo do Estado, emissão de documentos, ofertas de empregos e cursos, além de atividades de bem-estar e beleza, como cortes de cabelo.

Os números alcançados até o momento pelo RJ Para Todos são inspiradores e representam a vontade de seguir adiante com um modelo de gestão eficiente e inclusivo.

O percurso é longo, mas traçamos o caminho certo para cuidar de quem mais precisa de atenção no Rio de Janeiro.

Por em 01/07/2022
Publicidade
Aguarde..