Retrato do desembargador Henrique Figueira é inaugurado na Galeria dos Presidentes do Tribunal de Justiça

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; sua esposa, Marta de Almeida Rodrigues Cardoso; o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira e sua esposa, In

Retrato do desembargador Henrique Figueira é inaugurado na Galeria dos Presidentes do Tribunal de Justiça

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, inaugurou, nesta sexta-feira (8/12), o retrato do desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, presidente do TJRJ no biênio 2021/2022, na Galeria de Retratos dos Presidentes do Tribunal de Justiça, localizada no 10º andar do Fórum Central. A aposição do retrato aconteceu em meio às comemorações pelo Dia da Justiça.
O retrato foi descerrado pelo dispositivo de honra composto pelo presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; sua esposa, Marta de Almeida Rodrigues Cardoso; o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira e sua esposa, a procuradora Inês Pedrosa de Andrade Figueira. 

“A sua presidência foi marcada por ações e decisões que visaram o aprimoramento da Justiça fluminense. Apenas para exemplificar, dentre tantos projetos, destaco o início do processo de implementação de um novo sistema de informática, o PJE, e a aceleração do processo de digitalização de todo o acervo processual. Na área de valorização dos servidores, implementou um novo Plano de Cargos e Salários, que se caracteriza pela preocupação com a valorização funcional”, disse o presidente Ricardo Cardozo, lembrando, ainda, da construção do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI).

O desembargador Henrique Figueira agradeceu as palavras do presidente e a presença dos ex-presidentes que participaram da homenagem, como os desembargadores Marcus Antonio de Souza Faver, Sergio Cavalieri Filho, José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, Luiz Zveiter e Claudio de Mello Tavares, assim como do governador do Estado, Claudio Castro, a quem agradeceu pelo apoio no pagamento de precatórios.

“É um momento de rara emoção e é hora de agradecer. Essa é uma das funções mais importantes da Justiça: temos que ter uma relação constante com a sociedade, temos que estar sempre vinculados aos Poderes, irmanados para poder desenvolver o que seja melhor para a sociedade. Fiz algumas coisas que me orgulham muito, como a reorganização do quadro dos servidores, a alteração da estrutura do 1º grau, a especialização das câmaras em Pública e Privada e o concurso para juiz, que conseguimos realizar em plena pandemia”, disse o homenageado. 

O desembargador Henrique Figueira agradeceu a parceria do presidente Ricardo Cardozo, então corregedor-geral da Justiça, dos vice-presidentes e juízes auxiliares da sua gestão, assim como a colaboração do Órgão Especial, do Conselho da Magistratura, dos magistrados, do SindJustiça e dos servidores do Tribunal. Os chefes dos poderes Executivo e Legislativo, assim como da OAB, do Ministério Público e da Defensoria Pública, também foram lembrados em seu discurso. Por fim, agradeceu ao apoio incondicional da sua família, representada na cerimônia por sua esposa, a procuradora Inês Pedrosa de Andrade Figueira.

Fotos: Brunno Dantas/TJRJ

Da Editoria Última Hora Online / @ralphlichottiadvogados / Imagem: Redes Sociais

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR), nossas Redes Sociais FacebookInstagram Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

Por Ultima Hora em 09/12/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Freio na Fiscalização: MPRJ Derruba emenda que dava 'Superpoderes' a Deputados
14 de Agosto de 2024

Freio na Fiscalização: MPRJ Derruba emenda que dava 'Superpoderes' a Deputados

Para STJ, trabalho análogo à escravidão não depende de restringir locomoção
26 de Setembro de 2023

Para STJ, trabalho análogo à escravidão não depende de restringir locomoção

MP acompanha denúncia de assédio judicial da Universal contra jornalista
20 de Janeiro de 2023

MP acompanha denúncia de assédio judicial da Universal contra jornalista

Ativistas protestam contra general acusado da morte de Rubens Paiva
24 de Fevereiro de 2025

Ativistas protestam contra general acusado da morte de Rubens Paiva

Aguarde..