Retrato do desembargador Wagner Cinelli é inaugurado na Galeria de Conferencistas Eméritos da EMERJ

Retrato do desembargador Wagner Cinelli é inaugurado na Galeria de Conferencistas Eméritos da EMERJ

Nesta sexta-feira (11/11) a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) inaugurou o retrato do desembargador Wagner Cinelli na Galeria dos Conferencistas Eméritos. Ex-aluno da instituição e docente por mais de duas décadas, a homenagem é em decorrência do conhecimento partilhado em toda a sua carreira acadêmica. 

Emocionado com o agraciamento, o magistrado disse ter ficado tocado e sensibilizado com tudo que foi falado durante a cerimônia e de estar na companhia de tantos amigos queridos.  

“Estou no lugar que eu gostaria de estar, que é na magistratura, no Tribunal de Justiça do Rio, na Emerj. É muito bom estar aqui e uma grande honra ter meu retrato na Galeria dos Conferencistas Eméritos com tantas figuras queridas que ali já estão”, disse o desembargador.  

A diretora-geral da Emerj, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, não pôde estar presente na cerimônia de inauguração, mas enviou uma mensagem ao homenageado.  

“O desembargador Wagner Cinelli entra a partir de hoje na história da Emerj. Uma homenagem mais do que justa. É um magistrado comprometido com as questões que maculam o princípio da igualdade na sociedade brasileira. Juiz à frente do seu tempo, que enxerga como poucos que a desigualdade de gênero e a violência contra as mulheres são bandeiras de luta de todos nós e principalmente de nós juízes. Mas Cinelli é mais que simplesmente um magistrado que cumpre seu papel de bem desempenhar a busca da justiça no campo da desigualdade de gênero. Ele é um professor que usa a arte, a música, a poesia como ferramentas pedagógicas de reflexão crítica e, com isso, sensibiliza alunos e todos aqueles que têm acesso as suas obras. ”   

O evento contou com a participação da presidente da Comissão Pedagógica e de Ensino da Emerj, desembargadora Patrícia Ribeiro Serra Vieira; da presidente da Comissão de Concursos da Emerj, desembargadora Margaret de Olivaes Valle dos Santos; desembargadora Andrea Pacha; desembargador Luiz Felipe Francisco; da presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, juíza Eunice Bitencourt Haddad; e do juiz Luiz Eduardo Castro Neves, entre outros.  

Wagner Cinelli 

O desembargador atuou como advogado durante seis anos e entrou para a EMERJ como aluno do curso preparatório – atual Curso de Especialização em Direito Público e Privado – e, em 1992, ingressou na magistratura. É mestre em Política Criminal pela London School Of Economics and Political Science e tem Sociedade, Sociologia, Justiça Criminal e Criminologia como suas áreas de maior interesse. 

Na EMERJ, coordenou por oito anos o Curso de Iniciação, direcionado a juízes recém ingressos na carreira. Atualmente, é docente nas turmas de formação inicial de juízes e é presidente do Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas – Interlocução do Direito e das Ciências Sociais. 

O homenageado, que tem seu pai como grande herói e influenciador na carreira pela atuação como advogado e envolvimento com as questões comunitárias, é grande amante das artes e do cinema, toca piano desde os seis anos e integra a banda Urca Bossa Nova. A música e a literatura fazem parte de sua rotina. 

Com o curta-metragem de animação “Sobre Ela”, o qual assinou a direção, o roteiro e a trilha sonora, foi premiado com o troféu New Wave Short Film Festival, na Alemanha, na categoria “Empoderamento Feminino”. Em 2020, publicou a obra “Sobre ela: uma história de violência”, baseado no curta. 

Por Ultima Hora em 15/11/2022

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Promotor de Justiça José Marinho lança o Manual Prático para Fundações Privadas com Palestra do Ministro do STF André Mendonça
27 de Abril de 2024

Promotor de Justiça José Marinho lança o Manual Prático para Fundações Privadas com Palestra do Ministro do STF André Mendonça

Gilmar Mendes afirma que prisões são o 'home office do crime' na FGV
25 de Fevereiro de 2024

Gilmar Mendes afirma que prisões são o 'home office do crime' na FGV

TJRJ envia 20 toneladas de roupas femininas em apoio às vítimas do Rio Grande do Sul
09 de Maio de 2024

TJRJ envia 20 toneladas de roupas femininas em apoio às vítimas do Rio Grande do Sul

Tenente-coronel depõe na CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro
11 de Julho de 2023

Tenente-coronel depõe na CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro

Aguarde..